Esporte

Morre aos 69 anos o técnico do Boca Juniors, Miguel Ángel Russo

Clube argentino lamentou a morte do treinador


Imagem de Capa

Foto: Miguel Ángel Russo/Boca Juniors

O técnico do Boca Juniors, Miguel Ángel Russo, morreu nesta quarta-feira (08), aos 68 anos, após mais de cinco décadas dedicadas ao esporte. O treinador, ícone do futebol argentino, vinha recebendo cuidados médicos em casa e apresentava quadro delicado.

A informação foi confirmada pelo clube em comunicado nas redes sociais, que lamentou a perda e prestou solidariedade à família do treinador.

" Com profunda tristeza, o Club Atlético Boca Juniors comunica o falecimento de Miguel Ángel Russo. Miguel deixa uma marca inesquecível em nossa instituição e será sempre um exemplo de alegria, calor humano e esforço ", escreveu o Boca.

Russo havia passado por uma série de internações nas últimas semanas. Em 2017, quando comandava o Millonarios, da Colômbia, foi diagnosticado com câncer de bexiga e próstata. No mês passado, voltou a ser internado devido a uma infecção urinária.

Na segunda-feira (06), o Boca Juniors havia informado que o técnico estava sendo tratado em casa, com acompanhamento constante da equipe médica.

" O Club Atlético Boca Juniors informa que Miguel Ángel Russo está atualmente hospitalizado em casa com prognóstico reservado, recebendo cuidados constantes de sua equipe médica e da equipe médica do Clube ", destacou o comunicado.

O capitão da equipe, Leandro Paredes, também havia manifestado apoio ao treinador. " Dedicamos a vitória a Russo, é o cabeça do nosso grupo e está passando por esse momento nada lindo. Mandamos muita força a ele ", disse após a goleada por 5 a 0 sobre o Newell’s Old Boys, no domingo (05).

Legado no esporte

Mesmo afastado dos últimos jogos, Russo se manteve ligado ao time. Seu assistente, Claudio Úbeda, contou que o treinador continuava acompanhando de perto o trabalho da equipe.

Figura central na história do Boca Juniors, Russo deixa mais do que títulos. Segundo o clube, ele foi uma referência de conduta, paixão e determinação. " Foi um apaixonado por sua atividade, um lutador tenaz em todas as situações, uma referência como jogador primeiro e treinador depois ", destacou a nota oficial.

A relação entre Miguel Ángel Russo e o Boca começou em 2007, quando comandou um dos times mais prestigiados da história do clube e conquistou a Copa Libertadores da América pela sexta vez.

Além do título, Russo colecionou conquistas em diferentes clubes e países. No futebol argentino, venceu campeonatos com Lanús, Estudiantes, Rosario Central e Vélez Sarsfield. Fora do país, conquistou um Torneio Finalización com o Millonarios de Bogotá e dirigiu equipes no Chile, México, Espanha, Peru, Paraguai e Arábia Saudita.

Em sua trajetória, o técnico formou ao lado de Carlos Bianchi e Juan Carlos Lorenzo a trilogia de treinadores que levaram o Boca Juniors ao topo da América. " Estar nesse pódio me encanta. Deus foi generoso comigo. E a torcida do Boca também. Mesmo quando eu estava fora do clube, sempre me demonstrou muito amor ", declarou Russo em uma de suas últimas entrevistas.

O Boca encerrou a homenagem com uma despedida emocionada: " Acompanhamos sua família e seus entes queridos neste momento de dor. Até sempre, querido Miguel!".

Portal IG

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte