A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) anunciou que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) aprovou a cidade como uma das subsedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada pela primeira vez no Brasil.
Entre os locais visitados pelos representantes da entidade, o Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) foi escolhido como possível centro de treinamento de seleções. A decisão considerou fatores como a localização central, a estrutura reformada recentemente pelo Londrina Esporte Clube e a logística oferecida pelo município.
Segundo o presidente da FEL, Felipe Prochet, o VGD já está adequado para receber delegações internacionais, restando apenas a requalificação do gramado e pequenas adequações. Ele destacou que a aprovação da cidade pela FIFA coloca Londrina em evidência no cenário esportivo mundial.
A estrutura de hospedagem e a proximidade com o aeroporto também pesaram na escolha. "O conceito de centro de treinamento envolve campo, hotel e aeroporto. Londrina apresentou condições favoráveis em todos esses aspectos", afirmou Prochet.
O prefeito Tiago Amaral comemorou a conquista e ressaltou o potencial turístico da cidade para receber grandes eventos. A Prefeitura protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza o Londrina Esporte Clube a ceder o VGD à FIFA durante a competição.
O processo de definição dos centros de treinamento inclui ainda visitas das seleções, que irão avaliar os locais antes de indicar suas preferências. Apenas seis meses antes do torneio a FIFA divulgará oficialmente a lista com os CTs escolhidos e as seleções que treinarão em cada cidade.
O Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo Feminina no Congresso da FIFA realizado em 2024, na Tailândia, superando a candidatura conjunta de Bélgica, Holanda e Alemanha. Serão oito cidades-sede dos jogos: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife.
Redação Catve.com com assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642