Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car
Historicamente, a Stock Car Pro Series é reconhecida pela comunidade do esporte a motor como uma categoria pautada pela imprevisibilidade, proporcionada pelo alto nível do seu grid, formado por grandes nomes do automobilismo brasileiro e mundial. A temporada 2025 representa um sensível divisor de águas em razão da introdução de uma nova era de carros com a revolução dos SUVs, oferecendo aos competidores um pacote técnico dotado de muita tecnologia e inovações. Mesmo assim, a essência daquela que se consolidou como a principal competição das pistas no país permanece inalterada.
O campeonato que determina o início desta revolução ainda está em sua primeira metade e acelera neste fim de semana no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a disputa da quinta etapa do calendário. Antes, já foram realizadas sete corridas, que trazem uma peculiaridade vista somente duas outras vezes nos últimos dez anos: a diversidade de pilotos no topo do pódio.
Mais jovem vencedor e campeão da Stock Car, Felipe Fraga abriu a temporada 2025 com vitória em 4 de maio, em Interlagos, na sua estreia pela multicampeã Eurofarma RC. Na segunda etapa, disputada em Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux, o fim de semana foi de glórias repartidas entre competidores de gerações distintas: com 22 anos, Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) triunfou na corrida sprint, enquanto Allam Khodair (Blau Motorsport), com o dobro da idade do ex-Fórmula 2 e campeão da Fórmula Regional Europeia em 2020, levou a melhor na prova principal e mais longa, de 50 minutos.
A rodada seguinte, realizada no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), teve Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) escalando o topo do pódio na corrida mais curta da etapa, enquanto Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) coroou um fim de semana quase perfeito com o primeiro lugar na prova principal, além de ter sido o maior pontuador em solo gaúcho.
Por fim, a jornada realizada em julho no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior paulista, foi de glória para Scuderia Bandeiras, a mais nova equipe do grid da Stock Car. No sábado, Enzo Elias conquistou a vitória na sprint, enquanto Nelson Piquet Jr. terminou na frente a prova longa da rodada e tornou-se o sétimo vencedor diferente em sete corridas na temporada 2025.
Terceira vez em dez anos
A série de vencedores distintos no atual campeonato só aconteceu outras duas vezes no recorte dos dez últimos anos. A primeira foi em 2017, ano que coroou Daniel Serra com seu primeiro título na Stock Car. O piloto, que fazia sua estreia na Eurofarma RC, triunfou na primeira corrida daquele calendário. Na sequência, venceram também Ricardo Zonta, Thiago Camilo, Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Max Wilson e Vitor Genz.
A série de vencedores diferentes em 2017 foi quebrada na nona corrida, tal qual no ano passado. Nas oito primeiras provas, foram oito pilotos distintos no topo do pódio: Rafael Suzuki, Felipe Baptista, Felipe Massa, Daniel Serra, Cesar Ramos, Gaetano Di Mauro, Dudu Barrichello e Bruno Baptista.
Pilotos com mais pódios
Gaetano Di Mauro chega a Curvelo como líder da temporada 2025 e soma 294 tentos. Dono do Troféu Vivo Man of the Race como o maior pontuador no Velocitta, Gaetano tem na regularidade um trunfo na busca pelo seu primeiro título. Em sete corridas, o paulista de 28 anos tem quatro pódios, sendo o líder no quesito no atual campeonato.
O segundo piloto com mais top-3 na temporada também é o vice-líder da tabela de pontos. Guilherme Salas já escalou o pódio em três oportunidades e soma 252 tentos. Felipe Fraga e o ascendente Arthur Leist (Crown Racing) terminaram duas vezes entre os três primeiros colocados, assim como Cesar Ramos (Ipiranga Racing).
Vencedores em 2025, Khodair, Petecof, Enzo Elias e Piquet Jr. somam um pódio cada na temporada, assim como Felipe Baptista, Daniel Serra, Julio Campos e Rafael Suzuki. Ao todo, 13 pilotos distintos já levaram ao menos um troféu para casa nas quatro etapas disputadas até o momento.
Programação em Curvelo
Sábado, 16 de agosto
Domingo, 17 de agosto
Classificação do campeonato após quatro etapas
Pilotos
(Gianluca Petecof - Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Allam Khodair - Foto: Magnus Torquato/Stock Car)
(Guilherme Salas Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Gaetano Di Mauro Foto:Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Enzo Elias Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car )
(Nelsinho Pique foto: Magnus Torquato/Stock Car)
(Líder do campeonato, Gaetano Di Mauro Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
Assessoria | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642