Foto: Maurício Moreira
A segunda partida das quartas de final da Copa Mundo do Futsal, disputada até domingo (30) em Cascavel, colocou frente à frente as representantes do Japão e da Rússia. Atual campeão russo, o Kristall encarou o Fukui Maruoka, que pela primeira vez em 30 anos de história, vem ao Brasil para disputar uma competição. Quem esteve no Ginásio da Neva acompanhar a partida viu um bom jogo entre as duas equipes.
Melhor tecnicamente e fisicamente que as japonesas, as russas foram superiores, mas em certos momentos encontraram muitas dificuldades. O Fukui Maruoka, time que existe há mais de 30 anos e que representa uma província japonesa, tentou apostar na velocidade e até conseguiu criar algumas oportunidades, que não se transformaram em gol. Com gol no início do segundo tempo, Kristal venceu por 1 a 0.
Na etapa inicial o Kristall ficou mais com a bola e bombardeou a goleira Mahiro, jogadora com passagem pela seleção nacional, e não conseguiu marcar. Do outro lado, estava a goleira Ivanova, que já foi eleita a melhor do mundo, que também foi exigida algumas vezes e apareceu bem no jogo. As adversárias foram para o intervalo sem marcar.
Na volta dos vestiários as russas abriram o placar rapidamente. Com vinte segundos de bola rolando, Patsekina acertou um belo chute no ângulo, sem qualquer possibilidade de defesa para a goleira Mahiro. Depois do gol o confronto esfriou um pouco e somente na reta final da partida é que o Fukui tentou colocar uma pressão nas oponentes. Porém, sem sucesso. Placar final: Kristall 1 x 0 Fukui Maruoka.
Com a vitória o Kristall assumiu, pelo menos temporariamente, a primeira colocação geral da competição. Com 12 pontos em quatro jogos, contando os três jogos da fase inicial e o duelo dos playoffs, a equipe laranja mantém os 100% de aproveitamento e agora aguarda a definição de Female, de Chapecó-SC e Normanochka, da Rússia, e Stein Cascavel Futsal e Juventas, da Colômbia, para saber quem vai enfrentar na fase semifinal. Se não houver nenhuma zebra no duelo das donas da casa, o Taboão Magnus é o adversário mais provável das russas na briga por uma vaga na decisão.
A classificação geral é que vai determinar os confrontos da próxima fase. Com um jogo a mais que o Stein, que deve passar com facilidade pelo time colombiano, o Kristall torce para que o time cascavelense sofra pelo menos dois gols para assumir a ponta. Quando as equipes empatam em pontos, o gol average é o critério utilizado como desempate considerando todos os resultados obtidos em todas as fases (número de gols marcados divididos pelo número de gols sofridos, ficando melhor classificada a equipe que obtiver maior quociente).
Nesta Copa Mundo do Futsal, Kristall, que também participa do torneio pela primeira vez, marcou 36 gols e sofreu apenas um, obtendo um quociente de 36. Enquanto o Stein Cascavel marcou até agora 30 gols e não sofreu nenhum, sendo não existe divisão e por isso uma nova vitória, sem ser vazado, manteria o time azul e branco em primeiro no geral, mesmo que o triunfo seja pelo placar mínimo.
O Taboão Magnus, que também venceu as quatro partidas que disputou, chegando aos 12 pontos, sofreu três gols e marcou 21, obtendo nesse momento um quociente de 5,25 no gol average. Female e Normanochka se classificaram com seis pontos na primeira fase e independente de quem vença no confronto, não conseguirá alcançar as demais concorrentes em número de pontos.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642