A décima rodada do Campeonato Paranaense de Futebol será aberta na tarde deste sábado (17) com dois jogos importantíssimos para o futuro dos clubes que entram em campo, podendo inclusive definir os rebaixados para a Divisão de Acesso de 2025. Neste domingo (18) serão outros quatro jogos da penúltima rodada com briga direta pela liderança e que podem definir ainda todos os oitos classificados para as quartas de final.
Hoje o PSTC recebe o Andraus em Alvorada do Sul às 16h. As duas equipes estão na parte debaixo da tabela. O Andraus é o oitavo com oito pontos e se vencer pode carimbar o passaporte com uma rodada de antecedência, desde que Londrina e Galo Maringá sejam derrotados na rodada. O PSTC é o lanterna com cinco pontos e precisa vencer para não voltar para a segundona do ano que vem, onde estava em 2023. Se empatar precisa torcer por derrotas de Londrina, Galo Maringá e São Joseense (dois deles).
O detalhe é que também neste sábado (16), às 16h, São Joseense e Galo Maringá jogam no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. Ou seja, se empatar o PSTC já sabe que a briga para escapar do rebaixamento ficará ainda mais restrita por conta desse confronto na região metropolitana de Curitiba. O São Joseense é o vice-lanterna com cinco pontos, dois a menos que o Galo Maringá, décimo colocado. Vitória do Galo rebaixa o São Joseense. Se a vitória for do Tricolor a definição fica para a última rodada, mas com o Galo Maringá na zona da degola.
Na parte alta da tabela o destaque fica por conta do clássico Athletiba. Amanhã (18) o confronto também é uma luta direta pela liderança do Paranaense. O clássico será no Couto Pereira, às 18h30, e se vencer o rival o Furacão confirma a primeira colocação caso o Maringá não consiga bater o Cianorte. O Coxa quer vencer para ultrapassar o adversário e depender só dele na última rodada. O Athletico lidera o Estadual com 21 pontos e o Coritiba está logo atrás, em segundo, com 20 pontos.
O Maringá joga no mesmo horário diante do Cianorte no Estádio Willie Davids e torce por um empate no clássico para assumir a liderança do Paranaense, caso consiga um resultado positivo sobre o Leão do Vale. Com um empate o Dogão garante, no mínimo, a terceira posição na tabela. O time da cidade canção tem 19 pontos e está atrás apenas da dupla Athletiba. O Cianorte é o sexto colocado com 13 pontos e ainda quer entrar no G-4.
Um pouco mais cedo, às 16h, tem outro confronto interessante pela penúltima rodada. O Operário, quinto na tabela com 14 pontos, recebe o FC Cascavel, sétimo com 12 pontos. As duas equipes também anseiam o G-4 e torcem para um tropeço do Azuriz, que encara o Londrina no Estádio do Café em partida simultânea. A Gralha tem os mesmos 14 pontos do Fantasma, mas leva vantagem nos critérios de desempate, ocupando a quarta posição.
O Tubarão ainda sofre um risco de rebaixamento, ao mesmo tempo que também busca a classificação para as quartas de final. Precisa vencer o Azuriz em casa no fim de semana e torcer contra Andraus e FC Cascavel, ou pelo menos um deles. O LEC tem oito pontos e começa a penúltima rodada na nona colocação.
Diante de muita matemática, é importante ressaltar que, por conta da posição do Andraus, não é possível que na penúltima rodada sejam definidos todos os classificados e os dois rebaixados no fim de semana. Apenas um cenário será possível, ou nenhum, dependendo das mais diversas combinações de resultados.
Veja os confrontos da 10ª rodada:
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642