Esporte

É hoje! FC Cascavel e Athletico iniciam a final do Campeonato Paranaense

Público recorde e histórico recente impulsionam o Aurinegro contra o favorito Furacão


Imagem de Capa

A inédita final do Campeonato Paranaense pode ter um novo campeão. O Futebol Clube Cascavel chega pela segunda vez à decisão e quer erguer o troféu pela primeira vez. Em 2021, teve a oportunidade de decidir o título em casa, mas depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal ficou com o vice-campeonato ao perder para o Tubarão nos pênaltis. Naquele ano o time não perdeu nenhuma partida em toda a competição. Foi segundo colocado de maneira invicta. 

Para chegar ao tão sonhado título inédito, a Serpente sabe que vai ter uma missão extremamente complicada. Do outro lado está o Athletico, que além de não ter perdido um jogo na edição atual, chega com um aproveitamento impressionante de 95%. Em 15 jogos são 14 vitórias e apenas um empate, no clássico com o Coritiba. O Furacão, 26 vezes campeão estadual, é o mesmo que logo vai estrear na Libertadores da América. Vitor Roque, Pablo, Thiago Heleno, Khellven, Fernandinho e companhia limitada desembarcaram em Cascavel na tarde de sexta-feira (31).

O FC Cascavel tem total consciência da força do adversário, mas está motivado depois de eliminar dois grandes favoritos ao título, ao lado do Furacão. Passar pelo Coritiba nas quartas de final, depois de uma vitória por 3 a 1 em casa, e deixar pelo meio do caminho o Operário, com triunfo no primeiro jogo por 2 a 1 e classificação nos pênaltis longe do seu torcedor, mostrou ao grupo que derrubar gigantes é possível. 

Outro fator que pode aumentar a confiança é o retrospecto recente contra o rubro-negro. Na elite as equipes se enfrentaram 13 vezes, cinco vitórias do Athletico, cinco empates, e três vitórias do Aurinegro. No entanto, nos últimos oito encontros entre os rivais, o FC Cascavel venceu três e perdeu dois jogos, aquele 4 a 3 histórico no Olímpico em 2022, e 1 a 0 para o time da capital na primeira fase. 

A primeira partida da final do Paranaense ainda marca um recorde de público no Estádio Olímpico Regional. O torcedor também é um combustível para a Serpente. Serão quase 25 mil pessoas no palco da final. Até então, o jogo do FC Cascavel com maior público foi justamente no duelo de 2022 com o Athletico, 13.592 pessoas.

É claro que existe um abismo muito grande entre as duas equipes, mas ninguém chega em uma decisão de campeonato por acaso. O FC Cascavel tem suas equivalências e o Athletico reconhece as qualidades do rival. O Paranaense de 2023 está chegando ao fim, essa história só tem mais dois capítulos, o penúltimo, neste sábado (1º), é tão importante quanto o segundo, no dia 9 abril, na Arena da Baixada.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte