Serie D: FC Cascavel foi o único do Grupo 8 que parou na segunda fase

Joinville, Caxias e Esportivo estão nas oitavas de final depois de eliminarem os rivais nos pênaltis

20 de setembro de 2021 | 17h17 | Atualizado há 72 dias

Foto: Emanuele Madeira
PUBLICIDADE
Neste fim de semana a Série D do Campeonato Brasileiro definiu praticamente todos os classificados para as oitavas de final. A única exceção é para Guarany de Sobral-CE e Galvez-AC, que jogam na tarde desta segunda-feira (20). Com a definição é hora de fazer uma avaliação de tudo que aconteceu.

O FC Cascavel foi derrotado em casa para o Cianorte por 3 a 0 e deu adeus ao sonho de conquistar uma vaga ainda esse ano para a Série C de 2022. Na primeira fase o time cascavelense liderou boa parte das rodadas no Grupo 8, que tinha também Joinville-SC, Esportivo-RS, Caxias-RS, Rio Branco-PR, Marcílio Dias-SC, Aimoré-RS e Juventus-SC. Na última rodada perdeu para o JEC e terminou em segundo.

Para muitos, esse não era considerado o grupo mais forte e a classificação do FCC entre os primeiros já era esperada. Porém, alguns clubes com "mais camisa" ficaram devendo. A campanha do Caxias, por exemplo, até pode ser considerada negativa para os padrões de um clube tradicional. Se esperava mais. O time terminou na quarta colocação com 18 pontos, dez a menos que o líder Joinville e nove a menos que o FC Cascavel, primeiro e segundo respectivamente. Mesma pontuação de Juventus e Marcílio Dias, quinto e sexto.

O Esportivo também fez uma campanha mediana e só conseguiu a classificação na última rodada quando enfrentou o Rio Branco já eliminado. Com 18 pontos também, o clube terminou em terceiro. A projeção no início do campeonato era mais ou menos essa, mas não com um aproveitamento de 42%.

Por outro lado, o Grupo 8 tinha como cruzamento na 2ᵃ fase o Grupo 7. Este sim considerado o mais complicado de todos. Isso se confirmou na fase de classificação. Portuguesa (24), Santo André (21), Cianorte (20) e Bangu (19) avançaram. Foi um grupo bem equilibrado do começo ao fim. Então Joinville, FC Cascavel, Esportivo e Caxias sabiam que não teriam vida fácil no mata-mata.

Só que dos quatro confrontos entre as chaves somente o FC Cascavel, do Grupo 8, não conseguiu passar para as oitavas de final. De forma surpreendente, ou não, dependendo do ponto de vista, o Caxias eliminou a Portuguesa e o Esportivo passou pelo Santo André. O Joinville eliminou o Bangu. Todos esses três jogos foram definidos nos pênaltis.

O Caxias venceu a Portuguesa em casa por 1 a 0 e no jogo da volta, em São Paulo, perdeu pelo mesmo placar. Nas penalidades o time gaúcho fez 4 a 1 e carimbou passaporte para as oitavas.

O Esportivo perdeu em casa o duelo da ida por 1 a 0, mas deu o troco em São Paulo, e também por 1 a 0 bateu o Santo André. Nos pênaltis vitória por 5 a 4 do time do Rio Grande do Sul.

Joinville e Bangu fizeram dois jogos equilibrados em ambas as partidas terminaram em 1 a 1. Nos pênaltis o time catarinense derrotou o clube carioca por 4 a 3.

Os classificados do Grupo 8 agora terão pela frente os seguintes confrontos: Caxias x União-MT, Esportivo x Ferroviária-SP, Uberlândia-MG x Joinville.

Finalista do Campeonato Paranaense, o FC Cascavel volta a disputar a Série D do Brasileiro em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, e também a Copa do Brasil.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<