Dono de equipe da Indy nos anos 1990, John Della Penna morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 68 anos, em San Francisco, nos Estados Unidos.
Argentino nascido em Buenos Aires, fã de Juan Manuel Fangio e engenheiro de formação, Della Penna vivia na Califórnia há mais de 40 anos e se notabilizou pelo trabalho à frente da Della Penna Motorsports, que correu na Fórmula Atlantic e nas divisões CART e IRL da Indy na década de 1990 e no início dos anos 2000, quando vendeu a equipe.
De acordo com o site argentino ?Carburando?, "apesar dos esforços médicos e da intervenção cirúrgica a qual foi submetido nas cercanias de San Francisco, Califórnia, onde morava, nada pôde evitar este triste desenlace. Com seu característico bom ânimo e o apoio de toda sua família e amigos, lutou contra uma dura enfermidade que se diagnosticou há apenas cinco meses".
Della Penna Motorsports teve seu ponto alto entre 1996.
No primeiro ano da IRL, resultado da divisão da Indy no meio da década, a equipe conquistou o terceiro lugar nas 500 Milhas de Indianápolis com Richie Hearn.
O time também disputou, com o patrocínio da cerveja Budweiser, as temporadas completas da CART entre 1997 e 2000. Ainda em 1997, a equipe participou de duas corridas na IRL e ganhou uma, com o próprio Hearn, na etapa de Las Vegas, além de ter sido pole em New Hampshire.
Na temporada 2000, Della Penna contratou o compatriota Norberto Fontana, ex-F1, além do norte-americano Memo Gidley.
Mesmo morando há décadas nos Estados Unidos, John Della Penna jamais esqueceu suas raízes argentinas.
Nos últimos meses, esteve no país-natal para divulgar o livro autobiográfico ?Made in Argentina?, obra na qual conta sua história no automobilismo e como conseguiu cravar seu lugar nos fortes grids da Indy nos anos 1990.
Redação Catve.com com Terra
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642