Uma nota assinada pelo assessor jurídico da Federação Paranaense de Futsal, Eduardo de Vargas Neto, foi encaminhada aos clubes filiados à Federação Paranaense de Futsal nesta terça-feira (10).
No texto, baseado em artigos do Regulamento Geral e no Estatuto, a entidade informa ser a única reconhecida e autorizada pela Confederação Brasileira de Futsal para promover e organizar a modalidade no Estado e ressalta que apenas uma em cada estado possui legitimidade para gerir o futsal, destacando que os times devem com exclusividade disputar apenas competições chanceladas pela Federação, ou possuindo autorização, caso contrário pode ser punida com multas, suspensão por três anos e até desfiliação.
No fim do mês passado a Federação já havia emitido um documento vedando os árbitros que integram o quadro da entidade de atuar em qualquer competição que não seja de autonomia da FPFS e em caso de descumprimento, suspensão por 3 anos, multa e até desligamento dos oficiais de arbitragem.
O impasse entre clubes e Federação aumentou depois da criação da Liga Paranaense, que conta com mais de 16 clubes que já disputam o Campeonato Paranaense de Futsal de todas as divisões.
O objetivo da nova LFP segundo os franqueados é modernizar a gestão do futsal no Paraná, baseado nos moldes das ligas nacional e paulista.
Os dirigentes por sua vez, afirmam que pretendem permanecer nas competições estaduais deste ano.
Eles acreditam ainda ser totalmente viável a sequência na participação dos Estaduais deste ano e paralelamente disputar a primeira competição, já organizada e com data marcada: o jogo de estreia será no dia 12 deste mês, no Ginásio Joaquim Prestes entre Guarapuava e Foz a partir das 20:30.
A Copa vai ser no sistema de oitavas em jogos de ida e volta, quartas, semi e final reunindo os clubes : Marechal, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Prudentópolis, Guarapuava, Toledo, Medianeira, Marreco, Palmas, Siqueira Campos, Pato, Faxinal, São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Cascavel e Foz.
O quadro de arbitragem foi formado através de inscrições de profissionais com experiência em atuações nas partidas estaduais, nacionais e internacionais e terá uniforme próprio independente de entidades.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642