Imagens divulgadas pela Polícia Militar mostram a gravidade do ataque de dois cães de grande porte que feriram dois homens, de 61 e 38 anos, na noite de terça-feira (4) no bairro Tropical, em Cascavel. As fotos registram o atendimento às vítimas e os estragos provocados pelos animais, que chegaram a causar ferimentos profundos nas pernas de um dos pedestres.

Segundo o boletim da PM, o caso foi registrado como omissão de cautela na guarda de animais. Por volta das 22h, uma mulher esteve com o homem de 61 anos na base da PM, relatado que o homem foi atacado por dois cães.
Ele sofreu sangramento intenso e precisou de um torniquete de urgência aplicado pelos policiais, enquanto aguardava o atendimento do Samu, que o levou em estado grave ao Hospital Universitário. A segunda vítima, homem de 38 anos, foi socorrida pelo Siate até a UPA Tancredo.
Durante o patrulhamento, a PM recebeu relatos de moradores de que os animais já haviam tentado atacar outras pessoas, sendo que uma delas conseguiu escapar.

Os cães foram localizados e contidos dentro de um terreno, com autorização do proprietário. O tutor se apresentou às equipes e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde assinou Termo Circunstanciado.
O caso está sendo investigado como omissão de cautela na guarda de animais, prevista no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais. Em situações com ferimentos, a conduta pode ainda se enquadrar como lesão corporal culposa, conforme o artigo 129 do Código Penal.
Jurisprudências recentes reforçam que o tutor é responsável direto pela guarda e segurança de seus animais. Quando há negligência e terceiros são feridos, os tribunais têm reconhecido o dever de indenizar e a possibilidade de responsabilização criminal.
As imagens registradas pela PM evidenciam o impacto do ataque e reforçam o alerta sobre a importância do controle e da guarda responsável de cães de grande porte em áreas urbanas.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642