Portal Agro

Encerrada a manifestação dos produtores de leite na praça de pedágio de Laranjeiras do Sul

Grupo quer a proibição da reidratação do leite em pó importado


A manifestação dos produtores rurais na praça de pedágio da BR 277, em Laranjeiras do Sul, encerrou às 15h28, a informação foi confirmada pela PRF.

Branca dos Santos trabalha há dois anos na produção leiteira, em Nova Laranjeiras. No momento possui sete animais. O último pagamento pelo litro de leite ficou em R$ 1,90 e foi avisado que deve ter uma diminuição de 20 centavos.

"Começou a pagar para trabalhar e tá ficando insustentável... Nós estamos reivindicando, porque 15 dias atrás na Alep saíram com a promessa de que seria sancionada a lei 888/2023, até hoje não ocorreu", desabafa.

O projeto de Lei 888/2023, endurece as regras referentes à comercialização do leite no Paraná. A proposição visa proibir a venda do produto reconstituído - reidratado - com leite em pó importado.

"Enquanto isso o leite em pó continua entrando [...] leite desleal porque é muito barato [...] é degradante que 1 litro de água seja mais caro que um 1 litro de leite", enfatiza.

A manifestação começou às 9h30 desta quarta-feira (5) pelos produtores de leite da região. De acordo com a Branca dos Santos, a cada 30 minutos estava sendo aberto o trânsito na praça de pedágio.

Confira a nota:

"O Governo do Paraná acompanha desde o início as discussões do projeto de lei e deve sancionar o texto nos próximos dias, após fim da tramitação formal. A lei protege a cadeia leiteira do Estado.

Em paralelo, o Governo do Estado já vinha atuando para ajudar os produtores Entre as medidas recentes estão a adesão ao convênio que trata da isenção de ICMS nas vendas internas de queijo, requeijão e doce de leite; alteração do tratamento tributário na importação de leite em pó, retirando a isenção e colocando uma alíquota de 19,5% de ICMS; e melhorias em estradas rurais, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1,5 bilhão.

O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do Brasil, com 15,7% de participação, atrás de Minas Gerais, com 23,8%, e à frente de Santa Catarina, que aparece em terceiro lugar. Em 2025, a produção de leite alcançou 1,005 bilhão de litros no 1º trimestre e 1,017 bilhão no 2º trimestre, totalizando 2,022 bilhões neste ano. Com o resultado, o Estado completa quatro trimestres consecutivos acima da marca de 1 bilhão de litros de leite adquiridos e industrializados."

Gabi Lira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro