Agro

Agricultores driblaram dificuldades e estão otimistas com a safra de soja histórica no Paraná

O Paraná deve produzir 22,18 milhões de toneladas do grão em uma área de 5,76 milhões de hectares


Imagem de Capa

O Paraná pode colher a maior safra de soja da história. O volume deve ser 82% superior ao resultado do ano passado e tudo isso porque as condições climáticas foram favoráveis às lavouras.

O produtor está mais que satisfeito com os resultados da safra de soja. Não somente ele, mas os agricultores de todo estado. Segundo o relatório do Departamento de Economia Rural (DERAL), da secretaria de agricultura do Paraná divulgado nesta quinta-feira (30) o Paraná deve produzir 22,18 milhões de toneladas de soja, em uma área de 5,76 milhões de hectares. O volume é 82% superior ao de 2022. Esta é considerada a maior safra de soja da história.

Em 2023 também houve crescimento de 2% nas áreas dessa cultura no Paraná e o balanço da produtividade é de 3.845 kg de soja por hectare. No ano passado o rendimento foi de 2.164 kg por hectare. Em relação ao milho, a colheita da primeira safra está em 63% e com clima favorável, 83% das lavouras apresentam boas condições. A expectativa é de uma produção de 3,76 milhões de toneladas, 26% a mais do que no ciclo do ano passado.

O plantio do milho segunda safra já atingiu mais de 90% da área total do estado, estimada em 2,52 milhões de hectares. Em Toledo, os produtores finalizam essa tarefa, driblando os contratempos comuns da época na lavoura como por exemplo: ataques de pragas de difícil controle.

E como no campo tudo depende de como o clima vai se comportar, os agricultores seguem confiantes.

Em relação ao trigo, a cultura deve ocupar a maior área da história no paraná com 1,36 milhão de hectares, 13% superior à registrada na safra de 2022. A estimativa é de uma produção de 4,5 milhões de toneladas, volume que pode superar em 32% o resultado da safra anterior.

Confira a reportagem completa:

JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro