Agro

Cooperativas adquirem silos infláveis para atender escoamento da safra

Medida ameniza prejuízos causados com interrupções na BR 277


Imagem de Capa

Catve

Em plena safra de soja, as cooperativas do Paraná enfrentam dificuldades para escoar a produção, principalmente pelas constantes interrupções na BR 277, devido deslizamentos de terra na região que liga Curitiba ao Litoral do Estado.

Como a rota principal para o Porto de Paranaguá está em situação complicada, os caminhões carregados de soja se acumulam nas cooperativas, por um tempo maior que o previsto. As cooperativas se organizam para o período de safra, inclusive aumentando a capacidade de armazenagem dos grãos. Uma das alternativas como os silos infláveis, que nesse momento, estão amezinhando os prejuízos.

Em vários municípios como Campo Mourão, Goioerê e Boa Esperança e Engenheiro Beltrão, a cooperativa instalou silos infláveis prevendo uma boa safra. Em Toledo, não foi necessário adotar a medida. As estruturas contratadas têm capacidade de armazenar 1.200 milhão de toneladas, 20% de toda safra que a cooperativa vai receber.

As medidas tomadas como alternativas tem limite de tempo de segurança para garantir a conservação dos grãos. Os silos bolsa, por exemplo, cerca de 6 meses. E o inflável, no máximo 2 meses. O período, que a cooperativa acredita ser suficiente para garantir o escoamento dos carregamentos de grãos represados. O transporte via tem, segundo o Presidente da Cooperativa não supre a grande movimentação da safra. A ferrovia de acordo com ele, atende no máximo 20% da demanda de Paranaguá.

A cooperativa estima que os prejuízos que ainda estão sendo calculados, podem chegar a R$ 500 mil por dia, com a interrupção total na BR 277.

Leia matérias relacionadas:

Confira a matéria completa:

EPC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro