Agro

Contra influenza aviária, reunião é realizada na AMOP em Cascavel

Representantes de cooperativas e secretários municipais de agricultura participaram do encontro


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

Contra a influenza aviária, uma reunião foi realizada na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel (PR), na tarde desta quinta-feira (9);

Representantes de cooperativas regionais, secretários municipais de agricultura, veterinários e integrantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participaram do encontro.

O vírus circula nos países vizinhos como, por exemplo, Uruguai e Argentina. O Brasil está em alerta máximo contra a doença mesmo que não exista nenhum caso registrado no país.

Os estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) são responsáveis por 65% de todo o abate de frango no Brasil. Por isso, há a preocupação com o controle de sanidade.As precauções ocorrem em todo processo produtivo.

O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Otamir Cesar Martins, suspendeu a realização de eventos com aves exóticas e pássaros por 90 dias, conforme portaria publicada em 27 de fevereiro.

Os funcionários seguem normas antes de entrarem no frigorífico, fazem a sanitização das botas e lavam as mãos. Todas essas medidas são necessárias para que a influenza aviária possa ser evitada no Brasil, e aqui no Paraná.

Cenário Internacional

Os países que já tiveram focos da Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP) contabilizam prejuízos de grandes proporções, a exemplo dos Estados Unidos, que precisou eliminar milhões de aves. Os preços de ovos, carne de frango e demais subprodutos tiveram aumentos consideráveis. Além disso, diversos produtores desistiram da atividade.

Influenza Aviária

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a influenza aviária é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos.

Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) apresentou três requerimentos pedindo informações aos ministérios da Saúde, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia sobre as providências que estão tomando para o enfrentamento da gripe aviária no Brasil. Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou casos de contaminação em seres humanos no Camboja.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro