Agro

Comissão de Agricultura debate a utilização de insumos minerais para fortalecer o solo


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) se reuniu nesta quinta-feira (28) para debater a utilização dos chamados "remineralizadores" como alternativa de manejo e uso de solos. Os remineralizadores são insumos minerais que podem fornecer nutrientes, além de outros elementos benéficos para as plantas.

De acordo com o site da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os remineralizadores de solos são insumos minerais que podem fornecer macronutrientes e micronutrientes, além de outros elementos benéficos para as plantas. Podem ser aproveitados elementos como cálcio, magnésio, potássio, cobre, ferro, manganês, silício e zinco.

Os remineralizadores são regulamentados no Brasil pela Lei 12.890/2013 e a Instrução Normativa 05/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). "A regulamentação é uma garantia para os produtores e consumidores dos remineralizadores de solo, pois impõe critérios de produção, registro e comércio desses novos insumos", explica o site da Embrapa. Determinadas rochas silicáticas moídas apresentam características como remineralizadores de solos, uma das categorias de agrominerais silicáticos. Elas têm o potencial de atuar como condicionadores de solo, como fornecedores de nutrientes regionais, além de formarem novas fases minerais funcionais no solo. Estudos de eficiência agronômica indicam que agrominerais aplicados ao solo apresentam efeitos de curto, médio e longo prazos em sistemas de cultivos anuais. "Novos estudos, no entanto, são necessários para avaliar a tecnologia de manejo destes insumos e em diferentes sistemas de cultivos", observa a publicação.

O requerimento para o debate foi apresentado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da comissão.


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro