O número de menores flagrados com cigarro eletrônico em colégios e pelas ruas de Cascavel tem aumentado a cada dia.
No Colégio Estadual do bairro Cascavel Velho, um aluno de 16 anos foi apreendido com o objeto na manhã desta terça-feira. A Polícia Militar levou o menor até a delegacia.
Aluno é flagrado com cigarro eletrônico em colégio no Cascavel Velho
No dia 17 de junho, cinco estudantes do Colégio Cívico-Militar do bairro Cataratas, com idades entre 12 e 16 anos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, pois estavam com cigarros eletrônicos.
Cinco adolescentes são flagrados com vape e levados à delegacia em Cascavel
Os casos agora não são apenas tratados internamente na escola ou com a família, mas também com a polícia.
No Brasil, a venda, importação, propaganda, fabricação, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, são proibidos desde 2009 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Em abril do ano passado, uma resolução reforçou essa proibição, incluindo restrições ao uso desses dispositivos em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados.
Alunos, famílias, professores e diretores são orientados pela polícia e pelas autoridades de saúde com palestras no ambiente escolar.
O uso desses dispositivos representa sérios riscos à saúde. Além da nicotina, que é altamente viciante, os cigarros eletrônicos liberam substâncias tóxicas como benzeno, metais pesados e solventes, como glicerina.
Essas substâncias estão associadas ao desenvolvimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Há também o risco de lesão pulmonar associada ao uso dos cigarros eletrônicos, uma condição grave que pode levar à insuficiência respiratória.
O município de Cascavel também reforça a fiscalização sobre a venda desses produtos.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642