Cotidiano

Microexplosão atmosférica destrói aviário, destelha casas e arranca árvores em Chapecó

Os ventos superaram os 100 km/h e atingiram principalmente áreas rurais


Imagem de Capa

No vídeo, João Rodrigues - prefeito de Chapecó (SC)

Foto: Divulgação | Defesa Civil

Uma microexplosão atmosférica atingiu Chapecó, no oeste de Santa Catarina, na manhã deste sábado (19). Casas foram destelhadas, árvores caíram sobre estradas e um aviário foi destruído.

O fenômeno é conhecido como ‘downburst’ e ocorre quando ventos descem com força da base de uma tempestade e se espalham ao tocar o solo. Segundo a Defesa Civil, as rajadas ultrapassaram os 100 km/h.

A previsão indica mais temporais ao longo do dia, com risco de granizo, chuva intensa e novos vendavais no centro, leste e norte do Estado.

Os ventos fortes começaram por volta das 6h e atingiram principalmente a região norte da cidade. Bairros como Belvedere, Eldorado, Vila Rica, Desbravador e Líder tiveram casas danificadas. No interior, as comunidades de Linha Tormen e Sarapião também sofreram prejuízos.

De acordo com Walter Parizotto, diretor da Defesa Civil de Chapecó, ao menos 75 famílias já foram atendidas e os acessos ao interior foram obstruídos (veja o vídeo abaixo). Equipes da Defesa Civil e das forças de segurança seguem nas ruas para restabelecer o tráfego e auxiliar os moradores.

Produtor encontra aviário destruído

O engenheiro agrônomo Lucas Tormem relatou o estrago na propriedade da família. Um dos aviários foi completamente destruído. O outro teve parte do telhado arrancado.

No local, havia frangos com apenas 14 dias de vida. "Parece que torrou no meio as árvores", disse Lucas à NDTV Record.

Além dos aviários, outras estruturas também foram danificadas. O prejuízo ainda não foi calculado.


Redação Catve.com | Informações ND Mais

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano