Catve
Começou nesta segunda-feira (24), em Cascavel, o 2° LIRAa 2025, para fazer o levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de endemias devem vistoriar até na quarta-feira (26) cerca de 5 mil imóveis.
O trabalho das equipes começou cedo. Durante os três dias, serão visitadas 122 localidades cadastradas, em todos os bairros de Cascavel. A determinação de quantas equipes serão destinadas para cada área, de cada bairro, é feita pelo setor de endemias.
De casa em casa, as agentes identificam acúmulos de água. No Jardim Quebec, muitas larvas foram encontradas em galões próximos as flores. A situação é realmente muito preocupante, os criadouros estão por todos os lados e, em cada coleta, são encontradas inúmeras larvas.
De acordo com o setor de endemias, os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente, e a orientação é que, quem já recebeu os agentes, receba mais uma vez.
Terrenos baldios também são vistoriados, onde são encontradas garrafas e até brinquedos com água acumulada. Esse trabalho permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro. A coleta de dados vai servir para que o setor de Controle de Endemias programe novas ações de tratamento e intensifique ou realize outras atividades nas áreas de maior risco.
No 1º ciclo do LIRAa, realizado em fevereiro de 2025, o município registrou 4,8%, considerado alto risco para infestação geral, já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
|
Mesmo com o trabalho constante de conscientização no primeiro dia cenas preocupantes de objetos com água parada.
Reportagem por Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642