Cotidiano

Ovos encontrados com passageira em aeroporto de Foz do Iguaçu são da maior espécie de tucanos

A apreensão aconteceu em 13 de outubro; pássaros continuam recebendo atenção especial do Parque das Aves


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

Os ovos apreendidos com uma passageira no aeroporto de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, eram tucanos-toco (Ramphastos toco), também conhecidos como tucanosçus, os maiores da espécie. A informação foi divulgada pelo Parque das Aves nesta quarta-feira (6).

A investigação continua para descobrir de onde vieram os ovos que chegaram na fronteira. Os pássaros continuam recebendo atenção especial do Parque das Aves. A apreensão aconteceu em 13 de outubro, quando a Polícia Federal encontrou os ovos nas roupas íntimas de uma passageira de um voo internacional. 

Os ovos e os filhotes recém-nascidos estão sob os cuidados intensivos da equipe técnica na quarentena do Parque das Aves.

A Polícia Federal ressalta que o transporte de ovos sem a devida autorização configura o crime de tráfico de animais silvestres, concorrendo com as mesmas penas de quem mata, persegue, caça, apanha, utiliza e vende espécimes da fauna.

Qualquer informação sobre a retirada de animais de seu habitat natural para venda pode ser denunciado em nosso disque-denúncia, pelo telefone 181, com a garantia de sigilo e anonimato.

NOTA POLÍCIA FEDERAL

"A Polícia Federal informa que o Parque das Aves conseguiu determinar as espécies das aves que nasceram oriundos dos ovos apreendidos com uma passageira no Aeroporto Internacional das Cataratas, no dia 13/10/2023.

Conforme laudo encaminhado para a PF, trata-se de aves da espécie tucano-toco, o tucanuçu (Ramphastos toco), considerada a maior espécie entre os tucanos.

Como são espécies da fauna silvestre brasileira, a passageira poderá ser enquadrada na prática do crime descrito no artigo 29 da Lei 9.605/1998.

O inquérito ainda encontra-se em processo, com diligências sendo realizadas. Por isso, maiores detalhes sobre as investigações serão dadas oportunamente, já que a PF não comenta trabalhos em andamento."

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano