Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou, na manhã desta segunda-feira (04), a garantia de atendimento prioritário às pessoas com transtorno do espectro autista no setor público, incluindo atendimento na área da saúde. O projeto de lei foi proposto pelo próprio Poder Legislativo.
A ideia é garantir, em Lei Municipal, atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista em órgãos e repartições da administração pública, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras de Cascavel. Nesta relação, estão os serviços de saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O Projeto de Lei recebeu uma emenda para que, caso não haja postos ou guichês, deve ser disponibilizado imediatamente após a conclusão do atendimento em andamento.
E com faixas e cartazes, moradores do distrito de Jangada Taborda estiveram na Câmara em protesto ao fechamento do Colégio Estadual. A comunidade pede apoio dos vereadores para que articulem com o Governo do Estado, a manutenção do colégio.
O Legislativo se comprometeu a levar o apelo aos deputados estaduais para que a decisão seja revertida. E uma audiência pública será marcada.
Nos bastidores, segue em tramitação o projeto de lei da Lei Orçamento Anual. Que define as ações que serão executadas ano que vem pelo Executivo. Os vereadores têm até 13 de dezembro para apresentarem as emendas impositivas para 2024. Porém, até agora de 2023 ainda não foram pagas.
E na semana que vem, o Poder Legislativo vai iniciar a organização de um concurso público para novos cargos na Câmara.
Confira a reportagem completa no vídeo:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642