Política

Várias licitações lançadas pela Prefeitura de Cascavel estão suspensas

Decoração natalina e reforma do Hospital de Retaguarda estão entre as demandas


Imagem de Capa

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

2023 foi um dos anos com maior número de licitações suspensas em Cascavel. Só pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), foram quatro.

As concessões do transporte público e do serviço de limpeza, da decoração natalina e mais recentemente dos uniformes escolares. Fora as que foram paralisadas em processos dentro do próprio município, com a dos pneus, que foi uma das causas da paralisação de ambulâncias no mês de setembro.

Transporte público:

Licitação de limpeza: 

Licitação decoração de natal:

Esta semana, mais uma foi suspensa. A que prevê R$ 6.486.198,54 para reforma do Hospital de Retaguarda. A abertura dos envelopes seria nesta quarta-feira (22), mas na véspera, a interrupção do processo foi publicada em Diário Oficial.

A Catve teve acesso a um e-mail em que uma das concorrências lista 13 erros encontrados no projeto. Um dos apontamentos é que quantitativos errados de vários materiais. A obra tem prazo de 12 meses, mas alguns itens citam 24 meses e outros seis meses a menos. Também há pedido para retirada de portas e janelas, sem previsão de pagamento para colocação de novas esquadrias.

E até pedido para instalação de elevador e plataforma, mas sem a adequação da parte civil. A empresa questiona. No fim do e-mail, a empresa afirma que há mais de uma dezena de problemas entre planilha e projeto e opina pela suspensão e reanálise do processo. Neste caso, o projeto e o orçamento foi elaborado por empresa contratada.

Para evitar situações como esta, a Secretaria de Planejamento e Gestão, tem uma equipe que analisa os processos. A secretária responsável, Vanilse Pohl, explica que licitações de grandes valores costumam gerar mais questionamentos.

E cita uma contradição em um dos processos suspensos recentemente, o dos uniformes escolares. O processo que município admite a falha, é da compra de pneus no valor de R$ 5 milhões para todas as secretarias. E que acabou afetando a circulação de ambulâncias, e consequentemente, o atendimento à população.

Confira a reportagem completa no vídeo:

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política