A desoneração da folha de pagamentos passou a valer em 2011 e o benefício terminaria em dezembro deste ano, mas um projeto do Senado Federal pede a prorrogação do prazo.
A desoneração substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobra a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
A desoneração beneficia 17 setores, como confecção, vestuário, construção civil, comunicação, tecnologia da informação, transporte metro ferroviário de passageiros, entre outros.
De acordo com os representantes, a ideia é que o mecanismo mantenha a redução dos encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.
O reflexo é grande na economia brasileira já que a desoneração atinge os setores que mais empregam no país.
Atualmente, a contribuição patronal por contratações pela CLT (Consolidação da Leis do Trabalho) é de 20% o projeto prevê a diminuição da contribuição previdenciária de aproximadamente 5.300 municípios, os com uma variação de 8% a 18% de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade.
Confira a reportagem completa no vídeo:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642