Esporte

FC Cascavel vence o Operário e está a um empate da final do Paranaense

Primeiro jogo da semifinal teve duas intervenções importantes do VAR


Imagem de Capa

Tinha tudo para ser uma tarde de festa no Estádio Olímpico Regional de Cascavel. Ótimo público, semifinal do Paranaense e FC Cascavel voltando a jogar depois de eliminar o favorito Coritiba. E foi mesmo. Mas, poderia ter sido até melhor. Em resumo, a Serpente largou em vantagem e está mais perto da final, dois anos após o vice-campeonato.

Na tarde deste domingo (19) o Aurinegro fez o primeiro jogo desfalcado de Lucas Coelho, Jacy e Pedro Henrique, mas em uma grande atuação dos meias Gama e Robinho conseguiu vencer o Operário de Ponta Grossa por 2 a 1 diante de quase 10 mil pessoas em sua casa. 

O torcedor que foi ao Estádio Olímpico Regional nas arquibancadas descobertas foi surpreendido por uma forte chuva 15 minutos antes de começar a partida, mas a vontade de ver o time da cidade em campo superou o "banho" com temperatura amena. Robinho, cobrando pênalti colocou os mandantes em vantagem. Dudu empatou, mas Gama cobrando falta garantiu a vitória. 

Ainda teve outro atrativo fora de campo, o VAR. Pela primeira vez na história do Campeonato Paranaense o árbitro de vídeo. No Estádio Olímpico o recurso eletrônico foi decisivo no resultado. No lance do pênalti cobrado por Robinho, que o arbitro tinha marcado falta fora da área, e em outro lance de pênalti para o FC Cascavel, em que a marcação foi anulado porque o árbitro de vídeo identificou um impedimento no lance. 

Ficou a sensação de que a vantagem poderia ser melhor ainda, porque no começo da segunda etapa o Operário perdeu o zagueiro Borech, expulso por falta em Juninho.

Com esse resultado, no jogo da volta, sábado (25) no Estádio Germano Krüger, o FC Cascavel vai precisar somente de um empate para chegar a final do Paranaense pelo segundo ano em sua história. 

O JOGO

1° Tempo

Sem Lucas Coelho, artilheiro do time no Paranaense, o técnico Luiz Carlos Cruz colocou em campo o jovem Juninho, atacate que está prestes a assinar contrato com o Palmeiras. Ferrugem também foi novidade entre os titulares, já que Jacy, lesionado, não foi relacionado. Gama também apareceu entre os iniciantes, na vaga de Pedro Henrique. 

Jogando em casa e empurrado pela torcida, a cobra começou pressionando a saída de bola do Operário e teve duas oportunidades nos 15 minutos iniciais. Aos seis minutos, Libano cruzou e Juninho pegou de primeira, mas mandou por cima do gol. Depois, aos 11 minutos, Robinho, cobrando falta da entrada da área, não conseguiu acertar o alvo. 

O Fantasma respondeu somente aos 17 minutos. Dudu Scheit cruzou para Felipe Augusto, que não alcançou a bola dentro da área. Três minutos mais tarde Marco Antônio ficou com uma bola rebatida e soltou uma bomba dentro da área. A bola saiu, mas com muito perigo a meta de André Luiz. 

O zagueiro Willian Gomes tentou de falta, mas a finalização foi para fora. Aos 32 minutos o VAR trabalhou pela primeira vez. Gaspar sofreu falta dentro da área. Em campo o árbitro Lucas Torezin marcou fora. O árbitro de video corrigiu e marcou pênalti para o time da casa. Robinho, que já passou pelo Operário, bateu e fez, sacramentando a lei do ex aos 39 minutos. 

Não demorou muito e o Operário chegou ao empates. A torcida ainda celebrava o gol de Robinho quando Felipe Augusto pegou o rebote do goleiro André Luiz, depois de uma grande defesa do goleiro, e estufou a rede da Serpente. 

Ainda na primeira etapa, Gama poderia ter feito o segundo. Em um rápido contra-ataque, Juninho disparou em velocidade pela direita, driblou o zagueiro e rolou para o camisa 8, que bateu gravo da entrada da área. O goleiro Rafael Santos defendeu sem dificuldade. 

2° Tempo

Na volta do intervalo Luiz Carlos Cruz e Rafael Guanaes não promoveram mudanças nas equipes. Ferreira, de fora da área, teve a primeira chegada, mas pegou mal na batida e a bola saiu sem perigo aos cinco minutos. 

Dois minuto depois o FC Cascavel arrumou um contra-ataque. Juninho foi lançado e Borech só parou o atacante com um carrinho por trás. Último homem, o zagueiro, que foi revelado pela base do Aurinegro, foi expulso. Na cobrança da falta, Gama bateu por baixo da barreira e marcou o segundo da Serpente. 

Com um a mais o time da casa foi para cima. Aos 13 minutos Robinho bateu colocado e a bola tocou no braço do jogador adversário dentro da área. O árbitro marcou o pênalti, mas cinco minutos após a marcação o árbitro de video cancelou a penalidade pegando um impedimento do ataque cascavelense.

Mesmo jogando jogando em desvantagem numérica, o Fantasma cresceu e encurralou os donos da casa. Em uma descida pela direita, Rafael Oller, que tinha acabado de entrar, não empatou por pouco. O ataque trouxe para o meio e a bola chutada por ele passou perto do travessão. 

Luiz Carlos Cruz então fez duas mudanças. Saíram Ferrugem e Gaspar e entraram Matheus e Lucas Batatinha. Depois ainda saíram Wagner e Juninho para as entradas de Rodrigo Alves e Renanzinho. Do outro lado, Guanaes respondeu colocando em campo Vinicius Diniz e Rafael Lucas. Saíram Marco Antônio e Vinicius Mingotti, um dos artilheiros do campeonato. 

O jogo deu uma esfriada. O Operário tentava atacar, mas com um a menos encontrou muitas limitações. O FC Cascavel tocou a bola, cadenciou o jogo e preferiu sair mais nos contra-ataques, mas também tinha dificuldades. 

Aos 46 minutos, com 13 de acréscimo, Adenilson quase marcou o terceiro depois de um rebote do goleiro Rafael Santos. A bola passou perto da trave. Mas, o placar não mudou mais: FC Cascavel 2 x 1 Operário.

O jogo reuniu 9.079 torcedores ao todo, entre eles: 7.713 pagantes, 186 público livre e 1.180 que são classificados como outros. A renda arrecada com esse público teve um resultado de seis números: R$ 226.943,00.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte