Esporte

Arbitral em Cascavel define início da Série Ouro de Futsal para 12 de março

Este ano campeonato será disputada todos contra todos em turno e returno na 1ª fase


Imagem de Capa

Foto: Catve

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) realizou na manhã deste sábado em Cascavel o arbitral da Série Ouro do Paranaense 2022. Representantes dos 14 participantes estiveram presentes na reunião presencial: Cascavel Futsal, Campo Mourão, Foz Cataratas, Marechal Rondon, Ampére, Pato Futsal, Marreco, Palmas, Chopinzinho, Operário Laranjeiras, Umuarama, Dois Vizinhos, Guarapuava e Mariópolis. 

Os dirigentes discutiram vários assuntos referentes à competição estadual, como por exemplo o formato de disputa. A Federação apresentou duas fórmulas: todos contra todos na 1ª fase (turno e returno) e duas chaves de sete equipes cada grupos (1º turno dentro do grupo, 2º turno grupo contra grupo e 3º turno dentro do grupos com inversão de mando). Nos dois sistemas, com oito classificados para as quartas de final. A diferença está no número de jogos. Na opção 1 o mínimo série de 26 jogos e o máximo 34 jogos. Na opção 2 seriam no mínimo 19 partidas com no máximo 27. A votação terminou empatada em sete a sete, com os clubes que disputam a Liga Nacional de um lado e aqueles que não estão na competição nacional de outro. O voto de minerva coube à FPFS, que decidiu pela opção de número 1, ou seja, campeonato mais longo com turno e returno na 1ª fase, todos contra todos. Jesuel Laureano, Presidente da FPFS, justificou que essa é a melhor fórmula para três anos (2022, 2023 e 2024) com o mesmo formato. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série Prata do ano que vem. Para 2023 já ficou batido o martelo que a Série Ouro começa em 04 de março. 

A Série Ouro vai começar no dia 12 de março com encerramento previsto para 10 dezembro. O Cascavel vai disputar a Copa Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 8 a 12 do mesmo mês é só deve estrear no meio da semana, dia 16 ou 17 de março. A tabela do Estadual deve ser divulgada até a próxima sexta-feira (25). 

Duas equipes não vão jogar "em casa" nesta temporada. O Mariópolis vai mandar os jogos em Clevelândia, distante 20 km. O Ampére vai mandar seus jogos como mandante em Santa Izabel do Oeste, distante 12 km. A FPFS comunicou que a partir de 2022 só serão aceitas as quadras com dimensões de 40mx20m. 

Durante o encontro a Federação também anunciou o retorno da Copa Paraná, lançada em 2020, mas que parou em 2021 por conta da pandemia. Essa competição terá 32 equipes do Estado, incluindo os clubes das Séries Ouro, Prata e Bronze. O torneio vai distribuir R$ 160 mil em prêmios e a 1ª fase será com jogo único na casa do menor ranqueado. Em caso de empate, o duelo terá prorrogação e se necessário, pênaltis. A partir da segunda fase serão jogos de ida e volta. Os confrontos serão definidos por sorteio. As equipes estarão divididas em dois potes. No pote A estarão os times da Série Ouro e os quatro melhores da Chave Prata, seguindo os resultados de 2021, e no pote B as demais equipes da Prata e da Bronze. 

Uma novidade é a 1ª edição da Copa União, um pedido feito pelos times da Série Ouro que não estão na LNF, para não ficarem muitos dias sem entrar em quadra por conta de conflitos de calendário. Equipes da Série Prata podem se inscrever e da Ouro que estão na LNF também, mas neste caso não recomendado para evitar um estrangulamento no calendário. O limite é de 16 clubes na Copa União. 

O calendário do futsal paranaense de 2022 ainda envolve outras competições. A Liga Nacional de Futsal (LNF), tem sete representantes do Paraná: Cascavel, Umuarama, Foz Cataratas, Campo Mourão, Marreco, Pato Futsal e Marechal Rondon. 

Na Copa do Brasil o representante do Estado é o Campo Mourão, no entanto, Operário Laranjeiras, Umuarama e Pato Futsal já solicitaram vagas, isso vai depender de convites de quem organiza o torneio. 

A Taça Brasil será disputado em agosto, de 14 a 20 em Joinville-SC com o Cascavel Futsal no páreo. Ainda existe a previsão de ser realizada a Copa Sul. Nesse caso, Operário Laranjeiras e Guarapuava são os representantes do Paraná.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte