Dois caminhoneiros brasileiros conseguiram retomar a viagem nesta terça-feira (1º), após uma máquina ser acionada para remover parte da neve acumulada na rodovia CH-27, no Paso de Jama — região de fronteira entre a Argentina e o Chile. A medida ajudou a liberar veículos que estavam presos há vários dias devido a uma forte nevasca registrada na última quinta-feira (26).
Segundo repassado pelos trabalhadores, após a liberação, seguiram para a cidade de San Pedro do Atacama.
Um dos motoristas é Vanderlei Bado, de 38 anos, morador de Matelândia, no Oeste do Paraná. Ele teve a viagem interrompida a 4.200 metros de altitude, em uma das travessias mais altas da Cordilheira dos Andes. No momento em que precisou parar o caminhão, a temperatura era de 16 graus negativos.
O caminhoneiro, que faz a rota entre Joinville (SC) e Antofagasta, no litoral do Chile, relatou que a neve começou a cair por volta das 13h30. Às 14h30, a estrada já estava intransitável. Equipes de resgate chegaram cerca de uma hora depois. Vanderlei foi levado ao hospital com pressão alta, mas foi liberado após ser alimentado e medicado.
Ele e outros três brasileiros estão abrigados em uma pousada em São Pedro de Atacama, a cerca de 150 quilômetros do ponto onde o caminhão segue estacionado. Segundo o caminhoneiro, os brasileiros foram bem atendidos pelas autoridades locais, mas enfrentaram dificuldades com o frio, a falta de comida e o ar rarefeito.
Apesar da liberação parcial, o governo chileno e a Prefeitura de São Pedro de Atacama mantêm a interdição da rodovia CH-27 por tempo determinado. A circulação está proibida do km 1 até a fronteira com a Argentina, entre os dias 30 de junho e 7 de julho. A exceção vale apenas para veículos de emergência, segurança e apoio ao resgate.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642