Rui M. S. Almeida

Estágios Internacionais para alunos do Curso de Medicina da Fag

21/10/2017 15h16

Estágios Internacionais para alunos do Curso de Medicina da Fag

O Curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, através do Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA), através de convênios estudantis coloca à disposição dos alunos a possibilidade de ingressar em estágios internacionais. A oportunidade foi idealizada pela Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV), deste Centro Acadêmico, sob responsabilidade do Local Exchange Officer (LEO), na pessoa do acadêmico Renê Weirich.

No início de 2016, o Centro Universitário FAG tornou-se apto e encaminhar alunos, para que pudessem concorrer á disputa de estágios internacionais do Comitê Permanente de Intercâmbios em Prática Médica e Pesquisa Médica da International Federation of Medical Students Association - IFMSA (https://ifmsa.org/professional-exchanges/). Estes estágios são oferecidos pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) em parceria com a IFMSA.

A IFMSA é afiliada às Nações Unidas e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fórum único e internacional para alunos de Medicina. São mais de 90 países filiados, abrangendo universidades da Europa, América do Sul, América do Norte e África. Os estágios consistem, primordialmente em duas modalidades, o Scope (Professional Exchange - prática médica no hospital da universidade estrangeira, no campo almejado pelo estudante) e Score (Research Exchange - participação na elaboração de projeto de pesquisa, na universidade estrangeira). Ambos os estágios têm duração de 4 semanas. A universidade estrangeira, além de oferecer o estágio, supervisionado por professores da mesma, organiza alojamento e alimentação para o estudante, sem custo algum. Com isto o aluno apenas tem de arcar com os custos da viagem e dos extras pessoais.

A partir da abertura dos editais, os alunos se inscrevem e se classificam de acordo com o seu currículo acadêmico, e respeitando as exigências de cada edital. Em pouco mais de um ano de existência do programa, 7 alunos do curso de Medicina do Centro Universitário FAG já foram selecionados para os seguintes países: Bulgária, Egito, Itália, Israel, Polônia, Portugal e Rússia.

Alunos que estão realizando o estágio ou já retornaram:
Camila Bocchi - Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (Portugal) - Cirurgia Geral
Maria Lara Picolo - Public Central Teaching Hospital Warszawa (Polônia) - Cirurgia Gera
Marina Pian - Kazan State Medical University - (Russia) - Neurocirurgia.
Paula Rissi - Medical University of Pleven (Bulgária) - Iniciação Científica
Polyana Piati - Trakya University School of Medicine (Turquia) - Cirurgia Plástica
Raffael Slavieiro - Sohag University Hospital - (Egito) - Cirurgia Plástica
Yuri Costa Farago Fernandes - Policlinico Tor Vergata Roma (Itália) - Cirurgia Geral

Este ano temos inscritos, em processo de análise para a aprovação, os seguintes alunos que estão interessados em realizar seu estágio nas áreas e nas instituições de ensino estrangeiras, ofertadas.
Alunos em processo de aprovação:
André Moro - (Romênia) - Iniciação Cientifica
Andressa Valcanover - (México) - Cirurgia Geral
Filipe Tomasi Keppen Sequeira de Almeida - (Holanda) - Cirurgia Cardiotorácica
Leticia Dal Bosco Garda - (Rússia) - Cirurgia Geral
Letícia Rubert - (México) - Iniciação Cientifica
Rene Weirich - Tel Aviv University Hospital (Israel) - Dermatologia


Este programa é de uma enorme import6ancia em vários aspectos:
1) para o aluno, mostra uma realidade diferente com seus pontos positivos e negativos, com a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos médicos e em alguns casos com a prática da língua local ou pelo menos do seu inglês. São também estágios interessantes como parte de seus currículos tanto para os concursos de Residência Médica, como para um futuro estágio médico;
2) para a nossa instituição a possibilidade de abrir portas para que os seus alunos possam mais tarde, como médicos, estagiar nesses centros, alémde poderem difundir o nome desta escola;
3) para o CAMERA, a possibilidade de cumprir uma das razões pelo qual foi formado, que é a de ajudar os todos alunos deste curso a realizarem uma parte de seus sonhos. O CAMERA tem sido uma peça fundamental, neste cenário, e acima de tudo o elo essencial para a realização destes estágios.

Para você que é aluno de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, e tem a intenção de realizar um estágio fora do país, entre em contato com o CAMERA e informe-se de todas as condições.

Parabéns á Diretoria do CAMERA por mais esta conquista.

Leia outros artigos de Rui M. S. Almeida