O adolescente que confessou o atentado a tiros registrado na noite de sexta-feira (17), em uma conveniência no Centro de Campo Mourão, completa 16 anos nesta segunda-feira (20). O jovem está apreendido no Centro de Socioeducação (Cense), em Curitiba, após a Polícia Civil cumprir um mandado de apreensão contra ele.
O secretário de Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira esteve em Cascavel para uma coletiva na 15ª SDP e falou sobre o caso. O adolescente se apresentou espontaneamente à delegacia hoje (20), acompanhado da arma utilizada no crime. Em depoimento, ele confessou os disparos e afirmou que agiu por vingança em razão da morte do irmão, ocorrida em 2024.
O adolescente relatou que Veridiana Gaya Menin Machado Sate, uma das pessoas baleadas e que permanece internada, era o alvo principal do ataque. Conforme o depoimento, ele atribui a ela a responsabilidade por fatos que culminaram na morte do irmão.
A Polícia Civil informou que a arma utilizada no atentado pertencia ao irmão do adolescente, que possuía antecedentes criminais por homicídio. Durante as investigações, também foram apreendidas munições de revólver, uma pistola calibre 9 milímetros com seletor de rajada e material explosivo.
O secretário ainda informou que Veridiane tem passagens por homicídio e tráfico de drogas.
Veridiana Gaya Menin Machado Sate

Ainda conforme a investigação, o adolescente informou aos policiais que havia descartado parte do material explosivo em um lago. Os explosivos encontrados foram recolhidos pelas forças de segurança.
A mãe do adolescente, presa durante as diligências, foi colocada em liberdade após audiência de custódia e responderá ao processo em liberdade. Já a namorada do jovem foi ouvida pela Polícia Civil e, segundo a investigação, não há indícios de que tivesse conhecimento do planejamento do crime.
O adolescente também possui registros anteriores por ato infracional análogo à tentativa de homicídio e por um episódio relacionado a ameaças que provocaram pânico em um colégio da região, conforme informações da Polícia Civil.
O atentado
O ataque ocorreu na noite de sexta-feira (17), quando o adolescente entrou em uma conveniência e efetuou diversos disparos contra as pessoas que estavam no local.
Seis pessoas foram atingidas pelos tiros. Márcio Bertholdo, de 43 anos, e Michael Zachytko, de 38 anos, morreram. As demais vítimas foram socorridas, entre elas Veridiana Gaya Menin Machado Sate, que segue internada em estado grave.
As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso e a eventual participação de outras pessoas no crime.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642