Crédito: Pexels
A Polícia Civil do Paraná indiciou uma ex-recepcionista de um colégio particular de Ponta Grossa pelo desvio de R$ 8.156,01 em pagamentos de mensalidades escolares. A investigação foi conduzida pelo 2º Distrito Policial do município.
De acordo com o inquérito, a mulher, de 25 anos, trabalhou na instituição entre maio e setembro de 2025 e utilizava o cargo para se aproveitar da confiança de pais e responsáveis financeiros. Ela induzia as vítimas a realizarem pagamentos de mensalidades, materiais escolares e supostos acordos diretamente em sua conta bancária pessoal, sob a falsa alegação de que os valores seriam repassados à escola.
O esquema foi descoberto quando responsáveis financeiros passaram a ser cobrados novamente por débitos que acreditavam já ter quitado. Ao apresentarem os comprovantes de pagamento, a instituição constatou que os valores não haviam sido recebidos.
As investigações apontaram que a ex-funcionária mantinha contato com os responsáveis por meio do WhatsApp, enviava links de pagamento e criava narrativas falsas sobre acordos autorizados pela direção. Para dar aparência de legalidade às fraudes, ela também manipulava registros no sistema interno da escola e falsificava e-mails institucionais.
Inicialmente, foram identificados três casos de desvio, todos em agosto de 2025. Após autorização judicial para quebra do sigilo bancário da investigada, outros três casos foram confirmados, totalizando o prejuízo de pouco mais de R$ 8,1 mil.
Mesmo após ser demitida, em setembro de 2025, a mulher continuou se passando por funcionária da escola e mantendo contato com responsáveis financeiros. Em outubro, ela foi notificada extrajudicialmente e se comprometeu a devolver os valores, o que não ocorreu.
Durante o interrogatório, a investigada permaneceu em silêncio. Ela foi indiciada por apropriação indébita qualificada, estelionato, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642