Imagem: Comando de Operações Aeroespaciais
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e deteve, nesta quarta-feira (19), uma aeronave suspeita que entrou no território brasileiro vinda da Venezuela.
O avião sobrevoava a Terra Indígena Yanomami, na região amazônica, sem plano de voo e sem contato com o controle aéreo. Os radares da FAB detectaram a entrada da aeronave por volta das 7h. Pelo enquadramento, tratava-se de aeronave suspeita de transporte de drogas, conforme o Decreto nº 5.144/2004.
Duas aeronaves A-29 Super Tucano decolaram para fazer a interceptação. A FAB aplicou as medidas previstas em lei para identificar o avião e orientar a mudança de rota. Como o piloto não respondeu às ordens, a equipe executou o tiro de aviso, que tem o objetivo de forçar o cumprimento das determinações da Defesa Aeroespacial. Mesmo assim, não houve colaboração e a aeronave passou a ser classificada como hostil, ficando sujeita ao tiro de detenção.
Após as ações da FAB, o piloto pousou em uma pista de terra em região próxima a Surucucu, em Roraima. Um helicóptero H-60 Black Hawk transportou uma equipe para isolar a área e garantir a segurança do local. Os militares verificaram que o piloto fugiu.
Em seguida, outra equipe do Comando Conjunto Catrimani II foi levada ao ponto para neutralizar o avião, que estava com a matrícula adulterada.
A Força Aérea afirmou que mantém atuação constante para garantir a segurança da navegação aérea e a soberania do espaço aéreo brasileiro.


Imagens: COMAE
Bruna Guzzo | Catve.com com Agência Força Aérea
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642