Três papagaios-verdadeiros foram encontrados dentro de mochila na manhã desta segunda-feira (17) durante fiscalização da Receita Federal na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu.
Os servidores abordaram ocupantes de van que transitavam pela ponte e perceberam que um passageiro brasileiro carregava uma mochila em condição suspeita. Dentro dela, havia uma caixa com os três filhotes da espécie, todos vivos, mas debilitados pelo transporte inadequado. O veículo tentava acessar o Brasil.
O passageiro foi detido e encaminhado, junto com as aves, à Delegacia da Polícia Federal. Ele pode responder por crimes contra a fauna e por desrespeito às normas sanitárias e aduaneiras. A pena prevista pelo Art. 29, §1º, III, da Lei 9.605/98 é de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
Segundo a Receita Federal, o tráfico de animais silvestres provoca danos ao bem-estar animal, à saúde pública e ao equilíbrio ambiental.


Imagens: Receita Federal
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642