Catve
As forças de segurança combatem diariamente o crime organizado, além de diversas apreensões de drogas, principalmente maconha. O Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteira não tem dúvidas de que a droga é plantada e cultivada na região da fronteira, no lado do Paraguai.
Do outro lado, no Paraguai, o desafio é grande com fiscalização nas alturas e em terra também. Plantações de maconha são frequentemente descobertas e pistas clandestinas destruídas.
De acordo com as autoridades, a maior parte da droga entra no brasil pelo lado de itaipu e por onde nós estamos, pelo rio paraná. Depois a droga é distribuída em várias regiões. De acordo com dados da polícia federal, em 2025 houve um aumento de 45% em apreensões de maconha em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre janeiro até setembro de 2025, foram apreendidos 97.313 quilos de drogas, dos quais 96.353 quilos correspondiam a maconha.
A Segurança Pública precisa agir à altura, com a Polícia Federal nas ruas e operações são feitas. Em uma delas, o objetivo é desarticular uma quadrilha especializada em pessoas que transportam maconha em diversas regiões. No lado paraguaio o combate também é diário. Especialistas afirmam que o trabalho deve ser sempre em conjunto.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642