Policial

Brasil bate recorde de apreensões de maconha, maior parte contrabandeada do Paraguai

Entre janeiro e setembro de 2025, foram apreendidos 97.313 quilos de drogas


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

A Polícia Federal do Brasil registrou um aumento de 45% nas apreensões de maconha em 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A maior parte da droga, segundo as autoridades, vem do Paraguai e chega ao território brasileiro principalmente pelo rio Paraná e pelo Lago de Itaipu, sendo posteriormente distribuída em diversos estados.

Entre janeiro e setembro de 2025, foram apreendidos 97.313 quilos de drogas, dos quais 96.353 quilos correspondiam a maconha. Em 2024, o total apreendido havia sido de 69.532 quilos, sendo 67.809 quilos de maconha.

A Polícia Civil brasileira, embora em menor escala, também reportou aumento nas apreensões: 5,8 toneladas de diferentes drogas já foram retiradas de circulação este ano, resultado de investigações e mandados de busca.

Segundo os agentes federais, o crescimento nas apreensões se deve a maior cooperação entre órgãos de segurança, operações conjuntas e uso de novas tecnologias.

No lado paraguaio, o controle é considerado insuficiente, especialmente em áreas próximas ao Lago Itaipu e ao rio Paraná, permitindo que grupos de tráfico atuem praticamente sem interferência das autoridades locais.

As atividades criminosas fortalecem o crime organizado, em especial facções brasileiras como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, que lucram com o tráfico de drogas, armas e produtos contrabandeados.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ ABC Collor

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial