Imagem Polícia Civil do Paraná
Grupo envolvido em roubo a malote em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi alvo de operação nesta manhã de quarta-feira (22). Foram cumpridos sete ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia do Adolescente, do 2º Distrito Policial e 13ª SDP, em ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Serviço Reservado e Batalhão de Choque.
A operação é resultado de uma investigação que apura o roubo armado de um malote contendo R$ 49 mil, ocorrido no dia 7 de agosto de 2025, em frente a uma agência bancária no bairro Santa Paula, em Ponta Grossa.
A vítima foi um policial militar aposentado, que portava o malote após receber o valor referente à venda de um terreno de sua propriedade. Ele foi abordado e rendido sob grave ameaça de arma de fogo, conforme registrado por imagens de câmeras de segurança que flagraram toda a ação criminosa.
Durante as investigações, conduzidas de forma integrada entre as polícias Civil e Militar, foi identificado que o autor material do ato infracional foi um adolescente de 17 anos, que está internado no CENSE por outro ato infracional.
O jovem aparece em vídeo gravado pelo próprio celular, ostentando o dinheiro proveniente do crime e comemorando o roubo. As imagens, extraídas do aparelho, foram fundamentais para comprovar a autoria executória.
As diligências conjuntas também permitiram identificar dois comparsas adultos: um deles permaneceu dentro da agência, monitorando a movimentação do malote e repassando as informações ao grupo, enquanto o outro deu apoio direto na fuga do adolescente após o crime.
Um dos investigados foi preso na manhã de hoje, enquanto outro segue foragido e está sendo procurado pelas equipes policiais.
Durante as buscas realizadas, os policiais apreenderam uma arma de fogo calibre .32 e uma grande quantidade de drogas em uma das casas alvo da operação, reforçando os indícios de envolvimento do grupo com outras práticas criminosas.
O delegado Derick Moura Jorge, titular do 2º Distrito Policial, explicou que as buscas domiciliares realizadas hoje também têm como objetivo avançar na investigação sobre um possível mandante do crime e identificar outros envolvidos no grupo criminoso.
O delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, da Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa, destacou que "A Operação ‘Malote Certo’ representa a conclusão de uma investigação técnica, articulada e eficiente, marcada pela cooperação entre as forças de segurança pública, que compartilharam dados e análises de inteligência", permitindo confirmar a autoria executória do ato pelo adolescente e o envolvimento de demais participantes.
Imagem Polícia Civil do Paraná
Polícia Civil do Paraná | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642