Atualmente, 2,8 mil mulheres com medidas protetivas vigentes são acompanhadas pela Guarda Municipal de Cascavel, por meio da Patrulha Maria da Penha. O trabalho é realizado diariamente para garantir segurança, orientação e apoio às vítimas de violência doméstica.
Em referência ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, lembrado em 10 de outubro, a patrulha reforça as ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram realizados 747 atendimentos, frente a 695 no mesmo período do ano passado. O aumento representa o impacto das ações educativas e de conscientização, que têm incentivado mais mulheres a romper o silêncio e denunciar.
Somente em setembro deste ano, foram registradas 127 ocorrências de violência doméstica, ante 91 em setembro de 2024.
A equipe realiza visitas domiciliares, palestras em escolas, unidades de saúde, Cras, Creas e empresas, além de mobilizações em locais de grande circulação, como terminais, feiras e eventos municipais, ampliando o alcance das mensagens de prevenção e combate à violência.
Para a inspetora Josane de Fátima da Silva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a proximidade com as vítimas é fundamental.
"Hoje conseguimos realizar uma visita presencial por mês nas casas de cada mulher acompanhada. Nessa visita, avaliamos a necessidade de encaminhamento psicológico, jurídico, assistência social ou até ajuda na busca por emprego. Depois, o contato é mantido por telefone, e as mulheres têm acesso direto ao número da patrulha para qualquer emergência", explicou.
Redação Catve.com com assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642