Imagem: PMPR
A Polícia Militar do Paraná concluiu, na segunda quinzena de setembro, a 9ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé, ação voltada ao combate do desmatamento ilegal no estado. Durante as fiscalizações, foram lavrados 108 autos de infração e aplicadas multas que somam R$ 19,1 milhões.
Ao todo, a operação identificou 836 hectares de novas áreas desmatadas — o equivalente a cerca de 1,1 mil campos de futebol — e fiscalizou outros 875 hectares que já haviam sido embargados em anos anteriores. Em muitas dessas áreas, imagens de satélite apontaram a continuidade de atividades agropecuárias, mesmo com as restrições ambientais em vigor.
Segundo a Polícia Ambiental, o uso econômico de áreas embargadas impede a regeneração da vegetação nativa e compromete o equilíbrio do bioma Mata Atlântica, considerado um dos mais ameaçados do país.
Criada no Paraná, a operação se tornou nacional e, em 2025, chegou à oitava edição em nível federal, com a participação de 17 estados que integram a área original do bioma. No estado, a iniciativa é coordenada pelo Ministério Público com apoio do Ibama, do Instituto Água e Terra (IAT) e de outros órgãos ambientais.
O valor arrecadado com as multas é destinado ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) e pode ser usado em projetos de recuperação e proteção ambiental. As áreas embargadas continuarão sob fiscalização, especialmente onde imagens indicam a continuidade de atividades irregulares.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.
Imagens: Polícia Militar do Paraná
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com Polícia Militar do Paraná
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642