Imagem: Ministério Público do Paraná
Mãe e os três filhos, de 2 meses, 1 ano e 4 anos, foram resgatados em Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro do Paraná, em uma ação realizada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) em conjunto com a Polícia Civil, o Creas e o Conselho Tutelar do município.
Segundo o MP, a mulher vinha sendo acompanhada por órgãos da rede de proteção e, de acordo com relatos, teria sofrido agressões que podem ter contribuído para um aborto e para a antecipação do parto de dois de seus filhos. O mais novo, de 2 meses, apresenta complicações de saúde, como baixo peso e suspeita de fibrose cística.
O MPPR informou que, apesar de buscar ajuda no posto de saúde, a mulher se recusou a denunciar o companheiro, com quem convivia desde os 13 anos, e também enfrentava dificuldades devido à proximidade de familiares do homem, que vivem na mesma rua e em situação de violência estrutural familiar.
Além disso, segundo a investigação, o pai das crianças dificultava o acompanhamento médico, feito em cidade vizinha, não autorizando o comparecimento às consultas e exercendo controle sobre a mãe.
Após a prisão do companheiro, a mulher foi encaminhada a uma entidade de apoio a mulheres vítimas de violência, enquanto as crianças foram levadas a uma instituição de acolhimento, considerando que, neste momento, a mãe necessita de cuidados e não tem condições de permanecer com os filhos.
Antes da requisição das medidas judiciais, Creas e Conselho Tutelar realizaram reunião com o casal para esclarecimentos sobre as violações de direitos que poderiam levar ao acolhimento das crianças. O MPPR informou que, segundo os órgãos de proteção, o homem agiu com descaso durante essa reunião, sinalizando que manteria o comportamento relatado.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com MPPR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642