Policial

Médico do SUS é investigado por delegar cirurgias a residentes em Umuarama

Investigações apontam que ortopedista liberava residentes para operar enquanto atendia pacientes particulares


Imagem de Capa

Um médico ortopedista do Sistema Único de Saúde (SUS) em Umuarama, no Noroeste do Paraná, é investigado por repassar a médicos residentes a realização de cirurgias que deveriam ser feitas por ele. Enquanto os procedimentos eram conduzidos por profissionais em formação, o especialista estaria atendendo pacientes particulares no consultório.

A investigação faz parte da Operação Fratura Exposta, deflagrada nesta quarta-feira (10) pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O médico foi afastado da função pública, e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos — na casa do investigado, em um hospital e em uma clínica particular da cidade. Celulares e documentos foram apreendidos e devem passar por perícia.

Segundo o MP, a conduta pode configurar crime, já que o ortopedista era remunerado pelo SUS para realizar cirurgias, mas não as executava. Além do prejuízo aos pacientes do sistema público, que eram atendidos sem a supervisão de um especialista, os médicos residentes também ficavam expostos a falhas na formação e a práticas consideradas antiéticas e irregulares.

Os residentes envolvidos recebiam apenas a bolsa auxílio prevista no programa de residência médica, sem remuneração adicional pelos procedimentos realizados.



Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial