Policial

Operação Resgate: recomeçam ações de abordagens a pessoas em situação de rua em Cascavel

Balanço dos primeiros trabalhos mostra que agentes realizaram 913 encaminhamentos à delegacia


Imagem de Capa

As viaturas da Guarda Municipal e das Secretarias de Assistência Social, Saúde Especializada, Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas estão prontas para a retomada da força-tarefa de abordagens a pessoas que vivem nas ruas de Cascavel.

As equipes percorreram toda a cidade. Ainda em frente à prefeitura, um homem foi abordado. Na revista, os guardas municipais encontraram um cachimbo improvisado para o consumo de crack. Com a divisão das tarefas por regiões, um grupo foi até a rodoviária, onde os guardas encontraram moradores de rua que foram revistados; entre eles, um canudo também usado para consumo de drogas.

Um homem abordado disse ser de Campo Mourão e que está há muito tempo vivendo em Cascavel. Ele também afirmou ser usuário de drogas.

O objetivo do trabalho, iniciado no início do ano, é oferecer ajuda a quem precisa de amparo, sem deixar de lado a atenção à segurança pública.

O balanço apresentado pelo Poder Público mostra que, nos primeiros seis meses de 2025, foram abordadas mais de 9 mil pessoas. Quase 2 mil objetos que podem cortar ou perfurar foram apreendidos, assim como mais de 2 mil instrumentos utilizados para o consumo de drogas.

Os agentes recuperaram 72 veículos e realizaram 913 encaminhamentos à delegacia.

Segundo representantes do Poder Público, a operação não tem data para acabar. Após uma pausa, os trabalhos foram retomados.

O monitoramento feito pelas equipes indica um novo aumento no número de pessoas vivendo em situação de rua na cidade.

Na semana passada, uma telespectadora do programa EPC, da Catve, enviou uma demanda sobre a demora para conseguir um internamento voluntário em Cascavel.

O secretário da SESD (Secretaria Especializada de Políticas sobre Drogas) explicou à equipe de reportagem que existe uma fila e um fluxo a ser seguido, que a Secretaria de Saúde direciona conforme critérios estabelecidos.

"Antes disso, também nós temos a necessidade da questão orçamentária. Nós já estamos em busca de orçamento para a nossa Secretaria, direcionado em busca junto ao Estado, junto também ao governo federal", afirmou o secretário.

A expectativa é que, dentro de 30 dias, haja um retorno tanto do Estado quanto do governo federal sobre os recursos solicitados.

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial