Policial

Artefato explosivo detonado em Cascavel era granada fumígena modificada, aponta PM

Material segue para análise em Curitiba


Imagem de Capa

Foto/Arte: Antonio Mendonça/Catve

O artefato explosivo encontrado na sexta-feira (29) às margens da BR-369, próximo ao bairro Morumbi, em Cascavel, e detonado na madrugada de sábado (30), tratava-se de uma granada fumígena que passou por modificações artesanais, conforme informações repassadas pela Polícia Militar.

Esse tipo de granada é utilizado pelas forças de segurança para gerar fumaça densa, geralmente em treinamentos ou operações, com a função de sinalização, marcação de área ou cobertura visual. Apesar de não ter o mesmo poder de destruição de uma granada de fragmentação, o artefato ainda é considerado perigoso, especialmente porque havia sido aberto e remontado com o uso de fita adesiva, o que aumenta os riscos de explosão acidental.

O Aspirante Vidor explicou que, diante da situação, o local foi isolado e o Esquadrão Antibombas do BOPE, deslocado de Curitiba, realizou a detonação controlada por volta das 2h da manhã.

"Eles acharam por bem realizar uma contramedida, que é explodir o artefato. Após isso, os destroços foram recolhidos e levados ao Batalhão de Operações Especiais para os devidos trâmites periciais", afirmou.

Agora, o material segue para análise em Curitiba, que deve confirmar a origem e as circunstâncias em que a granada foi descartada. Sobre a procedência, não há informações claras.

"A princípio, estava às margens da rodovia, pode ter caído de algum veículo passando. Mas a situação foi resolvida com segurança", completou o Aspirante.

A PM reforça que qualquer situação semelhante deve ser imediatamente comunicada às autoridades, sem que moradores tentem se aproximar ou manusear o objeto.

Antonio Mendonça/ Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial