Moradores do bairro Santo Inácio, em Cascavel, convivem com transtornos causados pelos constantes furtos de cabos de internet. Vários casos já foram flagrados por câmeras de segurança.
Os criminosos fazem de tudo para ter acesso aos fios. O objetivo é o cobre presente nos cabos de energia, mas muitos acabam levando cabos de telefonia e internet — quase sempre sem valor para venda a receptadores.
Em um prédio no bairro Santos Dumont, na região oeste da cidade, os moradores foram vítimas de dois furtos seguidos. O último ocorreu no início de agosto e, até agora, o problema não foi resolvido. Há quase quatro semanas, as famílias seguem sem conexão. A operadora alega alta demanda para os reparos.
"Todas as vezes eles dizem que há outras regiões que também foram furtadas", relata uma moradora.
Parte da região ainda depende de internet via linha fixa analógica, diferente da fibra ótica. Isso agrava o transtorno.
"É um prejuízo enorme para estudar e trabalhar. Ficamos à mercê", desabafa outra moradora.
A Polícia Militar reforça a importância do registro de boletim de ocorrência por parte das vítimas — sejam moradores ou empresas.
"A PM atua de forma preventiva e também com o atendimento das chamadas, mas é preciso a ajuda da população com denúncias", afirma o soldado Rhuan, da PM de Cascavel.
Para denunciar furtos de fios e cabos, a população pode ligar para:
O boletim de ocorrência pode ser feito presencialmente na delegacia ou em plataformas online. Depois, é necessário informar a operadora de internet para solicitar a inspeção técnica e o reparo.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Patrícia Cabral | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642