Policial

Padre de Cascavel é preso acusado de abuso sexual

Ele se aproveitava de seminaristas e jovens em vulnerabilidade social


Imagem de Capa

Polícia Civil do Paraná

Um padre de 41 anos da Igreja Católica foi preso neste domingo (24) em Cascavel durante a operação "Lobo em Pele de Cordeiro", deflagrada pela Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram cumpridos na residência do religioso e na clínica onde ele atuava.

O inquérito foi instaurado em 16 de julho de 2025, com base no Relatório Técnico nº 122417/2025 da Agência Regional de Inteligência do 5º Comando Regional da Polícia Militar, que apontou possíveis ocorrências de abuso sexual contra menores. 

Segundo as investigações, o padre teria adotado um padrão de comportamento predatório desde 2010, quando ainda era seminarista, envolvendo jovens em atividades religiosas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possivelmente atraídos com dinheiro, presentes, viagens e convites para pernoitar em sua residência.

O religioso havia sido afastado de suas funções eclesiásticas em 14 de agosto de 2025 pela Diocese de Cascavel, após as primeiras evidências do caso. Durante o período investigado, atuava como pároco de uma igreja católica na região.

As investigações também apontaram irregularidades na gestão financeira da paróquia e o exercício ilegal da medicina por meio de terapias complementares oferecidas em consultório próprio. Foi identificado ainda um histórico preocupante, incluindo tentativa de abuso contra outro seminarista em 2010, demonstrando reincidência.

Até o momento, cerca de 11 pessoas foram ouvidas, sendo identificadas três vítimas: uma menor de idade à época dos fatos e duas maiores de idade. A prisão temporária foi decretada pelo Poder Judiciário devido a tentativas do investigado de contato com possíveis vítimas e testemunhas, o que poderia comprometer as investigações.

As apurações seguem para identificar novas vítimas e esclarecer todos os fatos. A Polícia Civil reforça que eventuais outras vítimas ou testemunhas devem procurar o Nucria de Cascavel pelos canais: (45) 3326-4909, Disque 100 ou Disque 181.

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial