Policial

Três brasileiros são presos no Paraguai acusados de participação em homicídio de prefeito e do pai dele

A operação, batizada de "Profano", contou com quatro meses de monitoramento


Imagem de Capa

Agentes do Departamento de Convênios e Acordos Internacionais da Polícia Nacional do Paraguai prenderam, em Presidente Franco, três pessoas foragidas do Brasil desde agosto de 2024. Entre os detidos estão as irmãs Damária Jácome de Oliveira, ex-prefeita interina de João Dias (RN), e Leidiane Jácome, ex-vereadora do mesmo município, além de Weberton Claudino Batista, apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo as investigações, o trio é acusado de envolvimento no assassinato do prefeito Marcelo Oliveira (Francisco Damião de Oliveira), de 38 anos, e do pai dele, Sandi Oliveira, mortos a tiros durante um ato de campanha eleitoral em João Dias, no Rio Grande do Norte, em agosto de 2024. Batista, que seria companheiro de uma das irmãs, teria atuado como intermediário na contratação dos pistoleiros.

A operação, batizada de "Profano", contou com quatro meses de monitoramento. O grupo foi localizado após a polícia rastrear dados de um dispositivo eletrônico que permitiu identificar o paradeiro em um apartamento próximo ao Estádio Felipe Giménez, em Presidente Franco.

De acordo com o comissário Carlos Duré, a motivação do crime estaria ligada a uma disputa política e familiar. Damária já havia assumido interinamente a prefeitura de João Dias em 2021, após o afastamento de Marcelo, e pretendia disputar as eleições de 2024 contra ele. A rivalidade também era alimentada por acusações da família Jácome contra o prefeito, responsabilizado por mortes e prisões de parentes em ações policiais na Bahia.

Além das prisões no Paraguai, outras cinco pessoas já haviam sido detidas no Brasil, entre elas um pastor evangélico de 27 anos, que teria ajudado a planejar a emboscada. As autoridades paraguaias informaram que os três detidos devem ser expulsos do país e entregues à Justiça brasileira.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ ABC Collor

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial