Policial

Operação em Toledo teve foco em influencers que incentivavam crimes no trânsito nas redes

Foram apreendidas 10 motos; Forças de segurança analisaram redes sociais de investigados


Imagem de Capa

Imagem divulgação Polícia Civil do Paraná

Foram apreendidas 10 motos durante a Operação Zero Grau desencadeada em Toledo, nesta manhã de sexta-feira (15). A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra motociclistas e "digital influencers" suspeitos de promover e praticar delitos de trânsito, associação para o crime e apologia ao crime.

O tenente da Polícia Militar, Leonardo Franco de Oliveira, informou que as ações iniciaram em dezembro de 2024 quando foram registradas motociatas. A partir disso foram realizadas ações onde aproximadamente 70 motocicletas foram apreendidas.

Segundo o tenente da PM, o foco, nesta ação de hoje, foram os influencers que chamavam pessoas para cometer infrações ou crimes de trânsito.

Foi realizado um levantamento em postagens nas redes sociais, além do patrulhamento diário para identificar alvos. Nesta sexta-feira (15) foram apreendidas 10 motos e os envolvidos podem responder por crimes relacionados ao Código de Trânsito Brasileiro. 

Em possíveis desdobramentos da investigação é possível que eles percam as contas nas redes sociais. Com relação aos veículos, o juiz deve decidir o destino deles.

O delegado Fábio Freire da Polícia Civil do Paraná destacou que além das motos foram apreendidos objetos que ficam à disposição da Justiça.

Ele também explica que os veículos somam mais de R$ 64 mil em multas entre graves e gravíssimas. Além do mais, cinco dos nove alvos não estavam devidamente habilitados: sendo dois sem CNH, dois inabilitados e 1 com a CNH vencida

Entre as infrações estão manobras irregulares, veículos em mau estado de conservação, além de outros artigos.

As investigações devem se aprofundar para verificar se houve trocas de mensagens entre os envolvidos.

"Diante disso, pela prática de crime de trânsito, eles acabaram incorrendo também pelo crime de apologia quando começaram a divulgar e a incentivar a prática dos crimes", explicou o delegado

O delegado comentou que um dos investigados postou que a pratica do "grau" trouxe prejuízos à vida dele. Já outro teria feito chacota da polícia em uma das diligências.

"A Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar, ressaltam a importância desse tipo de operação que pra muitos é um pratica a principio não criminosa, mas caracteriza sim crime de trânsito e eventualmente pode vir a praticar outros delitos", afirmou

O guarda municipal Ronaldo Vitalino Rodrigues destacou o trabalho integrado entre as forças de segurança e reforçou que vão unir esforços em próximas atuações.

"Enquanto o pessoal estiver fazendo arruaça, empinando a motocicleta e colocando a vida de terceiros em risco, a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil vão trabalhar integrado tirando o pessoal de circulação", disse.

ANIVERSÁRIO DO 19º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

O mês de agosto é celebrado o aniversário do 19°BPM e neste período foram intensificadas as operações com quase 1 tonelada de drogas, confronto policiais, prisões por roubo, além de realizar ações de trânsito, trabalho preventivo com a Maria da Penha Patrulha Rural.

Evelyn Antonio | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial