Policial

Prefeito de São Bernardo do Campo é afastado após PF apreender R$ 14 milhões

Duas pessoas foram presas e 20 mandados de busca e apreensão cumpridos


Imagem de Capa

O prefeito de São Bernardo do Campo/SP, Marcelo Lima Fernandes (Podemos), foi alvo da Operação Estafeta nesta quinta-feira (14/8). A Polícia Federal investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados por suposta organização criminosa com indícios de atuação na administração pública do município.

Os policiais federais cumpriram duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.

As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, incluem ainda o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico. O prefeito Marcelo foi afastado do cargo e foi levado para a PF, para começar o uso da tornozeleira eletrônica.

As investigações tiveram início em julho de 2025, a partir da apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos), que estavam com um servidor público suspeito de integrar a organização criminosa.


Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.


Marcelo perdeu o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2023-2027, em 30 de Novembro de 2023, em virtude de Perda de Mandato por Ato da Mesa.

O político foi vice-prefeito durante seis anos e venceu as eleições de 2024 no 2° turno contra Manente. Marcelo fez 119.593 votos, enquanto o adversário do Cidadania fez 110.791 votos.


Gabi Lira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial