Policial

Lei deve aumentar penas e fiscalização de furto de fios

Crimes causam grandes prejuízos em Cascavel


Imagem de Capa

JC

Os furtos são quase que diários, e acontecem em várias regiões da cidade: Lago Municipal, ecoparks, bairro Pacaembu, São Cristóvão, Centro, Interlagos, Nova Cidade, entre outros.

Somente nos últimos meses, em ruas de Cascavel, foram roubados 1.800 metros de cabos, ou seja, R$65.000 utilizados para reparar os danos. Além do prejuízo financeiro, os furtos de cabos geralmente comprometem serviços essenciais como telefone e fornecimento de energia elétrica.

Fora os outros crimes, também acontecem em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos. Nem mesmo igrejas escapam dessa ação, a paróquia Santo Antônio, por exemplo, precisou ser cercada justamente por causa da ação de vândalos.

Para combater essa prática, foi sancionada, no mês passado, uma lei federal que aumenta as penas para furto, roubo e receptação de cabos, telefonia, transmissão de energia elétrica e equipamentos ferroviários e metroviários.

Agora, o furto desses materiais, quando compromete serviços públicos essenciais, é considerado crime qualificado, com pena de dois a oito anos de prisão, além de multa. Para o roubo, a punição vai de 6 a 12 anos, podendo ser ainda maior se houver agravantes.

A lei também prevê que a pena para receptação, quando alguém compra ou vende produtos roubados, seja dobrada, passando a variar de um a quatro anos de reclusão, mais multa. Além da Lei Federal, em breve deve passar na Câmara de Vereadores um projeto de lei para ampliar a fiscalização de crimes de vandalismo. 

Confira os detalhes no vídeo acima:

Reportagem de Déborah Evangelista | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial