Policial

Dono da rede Ultrafarma é preso em operação contra corrupção

O auditor fiscal acusado de liderar o esquema e o diretor da Fast Shop também foram detidos


Imagem de Capa

Reprodução Portal iG

O empresário Sidney Oliveira, dono da rede Ultrafarma, foi preso na manhã desta terça-feira (12) em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que investiga um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda.

A ação, chamada Operação Ícaro, também prendeu o auditor fiscal estadual de alto escalão Artur Gomes da Silva Neto, suspeito de liderar o esquema, e o diretor estatutário do grupo Fast Shop, Mario Otávio Gomes.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, o auditor manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de dívidas de impostos por empresas, em troca de propina mensal. O pagamento era feito por meio de uma empresa registrada no nome da mãe do servidor. O grupo teria arrecadado cerca de R$ 1 bilhão em propinas desde 2021.

Sidney Oliveira foi encontrado em sua chácara em Santa Isabel, na Grande São Paulo. Mario Otávio Gomes foi preso em um apartamento na capital paulista. Além das prisões temporárias, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas investigadas, nas residências dos envolvidos e em outros endereços ligados ao esquema.

Na casa de um dos acusados, foram encontrados dinheiro em espécie e pacotes com esmeraldas. Em outro local, a polícia apreendeu R$ 330 mil, dólares e euros.

A Secretaria de Estado da Fazenda informou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do servidor envolvido e que está colaborando com o Ministério Público. A pasta reafirmou o compromisso com a ética e a justiça fiscal, repudiando qualquer conduta ilegal.

Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Bruna Guzzo | Catve.com com Portal iG

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial