A Polícia Civil de Ponta Grossa prendeu preventivamente uma mulher de 42 anos suspeita de aplicar golpes em idosos por meio de fraudes envolvendo empréstimos consignados. A prisão foi realizada pelo setor operacional, após investigação que apontou a prática recorrente dos crimes.
De acordo com a polícia, a mulher se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas para oferecer falsas propostas de redução nas parcelas de empréstimos já contratados. O esquema consistia em prometer portabilidade da dívida para outra instituição financeira, com supostos benefícios, mas na verdade ela realizava novos empréstimos fraudulentos em nome das vítimas.
Em um dos casos, um aposentado teve prejuízo de mais de R$ 110 mil. A esposa da vítima trabalhava como diarista para a acusada, que aproveitou o vínculo para cometer os crimes. A golpista teria capturado a biometria do aposentado sem o consentimento, aberto contas bancárias em seu nome, transferido o recebimento da aposentadoria para uma conta sob controle e até antecipado o 13º salário da vítima.
A investigada também usava desculpas técnicas para justificar movimentações financeiras, inventava supostos direitos a restituições do INSS e orientava as vítimas a ignorarem cartões e boletos enviados pelos bancos. Para dar aparência de legalidade aos golpes, ainda realizava transferências via PIX simulando pagamento de benefícios.
A mulher já possui outros 14 procedimentos investigatórios no Paraná, incluindo um inquérito com denúncia oferecida à Justiça. Segundo a Polícia Civil, mesmo após ser interrogada diversas vezes, ela continuou praticando os crimes.
Diante da reiteração criminosa, do risco de continuidade dos delitos e do desrespeito à Justiça, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi decretada.
A Polícia Civil reforça o alerta à população, especialmente aos idosos, para que desconfiem de promessas fáceis de redução de parcelas, não forneçam dados pessoais ou biometria a terceiros, consultem diretamente os bancos sobre portabilidade de empréstimos e verifiquem com frequência extratos bancários e benefícios.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642