Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30) a Polícia Federal de Cascavel desenvolve a Operação Vera Cruz para desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão. As ações ocorrem em sete estados brasileiros.
De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha especializada no tráfico de crack e cocaína tinha como base Cascavel. Daqui a droga era enviada para Santa Catarina, Bahia, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
O transporte do entorpecente era preparado em veículos de luxo dentro do Paraguai e depois enviados para o comprador.
Além de preparar esconderijos, os condutores dos carros usavam terno e gravata para tentar enganar a fiscalização nas estradas.
As investigações iniciaram há mais dois anos e durante este tempo mais de uma tonelada de crack e cocaína foram apreendidos e ainda três toneladas de maconha.
A família de traficantes, apesar de discreta, adquiriu com o dinheiro do tráfico um grande patrimônio no Brasil e no Paraguai, entre veículos, fazendas e maquinário agrícola.
O patrimônio da organização criminosa de Cascavel é estimado em R$ 20 milhões.
Entre os compradores da droga, muitos ostentavam grande riqueza, como no Estado do Pará, onde foram localizados haras com cavalos de raça e fazendas, carros de luxo e empresas de turismo com ônibus luxuosos novos.
Todo o patrimônio foi bloqueado pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Cascavel/PR. A droga que era destinada ao Rio de janeiro e São Paulo abastecia facções criminosas, como o Comando Vermelho e possivelmente o PCC.
A operação também contou com a atuação da SENAD/PY (Secretaria Nacional Anti Drogas do Paraguai). Entre fatos relevantes ocorridos durante o processo de investigação, o filho do chefe da quadrilha foi preso no Paraguai, com 90 quilos de cocaína e, logo após ingressar na cadeia já era considerado um dos três maiores pagadores de propina dentro do sistema penal, ao lado de Tomas Rojas Canete, um dos maiores traficantes do Paraguai.
Ultimas informações
Na operação, no total, oito pessoas foram presas, sendo seis no Paraná, duas em Santa Catarina, duas em São Paulo e uma no Pará.
Foram apreendidos oito tratores, uma ceifadeira, uma retroescavadeira, dez cavalos manga larga, dez veículos, três armas, computadores e documentos diversos. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Redação catve.tv/Cascavel
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642