Policial

Cinco adolescentes são flagrados com vape e levados à delegacia em Cascavel

Os jovens são estudantes do Colégio Cívico Militar Cataratas


Imagem de Capa

Cinco adolescentes foram flagrados usando cigarros eletrônicos durante a tarde desta terça-feira (17), no Colégio Cívico Militar Cataratas, em Cascavel.

São três meninos e duas meninas, com idades entre 12 e 16 anos. O quinteto foi encaminhado à Delegacia Cidadã.

Outros casos semelhantes

Na manhã de hoje (17) um adolescente de 14 anos foi encaminhado à delegacia de Cascavel após ser flagrado com um cigarro eletrônico em uma escola de Santa Tereza do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a equipe pedagógica da instituição visualizou o estudante com o dispositivo e acionou a corporação. 

E em Cascavel, dois alunos do Colégio Castelo Branco, foram encaminhados também. Eles foram flagrados com cigarro eletrônico e a Polícia Militar foi mobilizada.

No local, os adolescentes, com idade aproximada de 13 anos, foram encaminhados por viatura do BPEC (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária) para esclarecimentos.

Cigarros eletrônicos

No Brasil, a comercialização, importação, propaganda, fabricação, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, são proibidos desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a RDC nº 46. Em abril de 2024, a Resolução RDC nº 855 reforçou essa proibição, incluindo restrições ao uso desses dispositivos em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados.

O uso desses dispositivos representa sérios riscos à saúde. Além da nicotina, que é altamente viciante, os cigarros eletrônicos liberam substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído, metais pesados e solventes como propilenoglicol e glicerina. Essas substâncias estão associadas ao desenvolvimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Há também o risco de lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos (EVALI), uma condição grave que pode levar à insuficiência respiratória . Além disso, o uso desses dispositivos pode ser uma porta de entrada para o tabagismo convencional, especialmente entre os jovens .

Gabi Lira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial