Imagem: Corpo de Bombeiros
A Polícia Civil indiciou por homicídio com dolo eventual o mecânico responsável por liberar o ônibus que se envolveu em grave acidente em Curitiba, no dia 13 de dezembro de 2024. O caso resultou na morte de uma pessoa e deixou outras feridas.
Segundo a investigação, ele assumiu o risco de provocar o acidente ao não realizar uma avaliação completa do veículo e permitir que ele circulasse, mesmo com falhas graves no sistema de freios.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Edgar Santana, a perícia confirmou que o sistema pneumático do ônibus estava comprometido por um furo em uma das mangueiras, o que afetava diretamente os freios. Além disso, o sistema de emergência estava isolado, o que impediu uma reação adequada diante da falha.
Para a polícia, o mecânico deveria ter optado por guinchar o veículo, em vez de liberá-lo para circulação. "Ele tomou a decisão de liberar o ônibus mesmo diante de indícios claros de que o veículo não tinha condições de rodar com segurança", afirmou o delegado.
MOTORISTA
O motorista foi isentado de responsabilidade, com base no princípio da confiança. A polícia entendeu que ele agiu corretamente ao confiar na liberação técnica do ônibus.
A empresa proprietária do veículo também foi ouvida. Embora não tenha sido responsabilizada criminalmente neste momento, a Polícia Civil destacou que eventuais falhas administrativas ou de protocolo poderão ser questionadas na esfera cível ou trabalhista.
O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público, que agora analisará se oferece denúncia à Justiça.
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642